Correio da Manha

Testemunho

- Almeida Henriques Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Completa-se hoje o primeiro ano do meu segundo mandato na governação do Município de Viseu. 5 anos, portanto. Assinalo o facto para dar o meu testemunho de ator e observador da vida do país, a partir da maior cidade do Interior.

Os últimos anos foram marcados por continuida­des perversas e por transições positivas e esperanços­as. Continuida­des na incapacida­de de reformar o Estado e de o descentral­izar e desconcent­rar. O investimen­to do Estado é historicam­ente baixo e a sua presença cada vez mais assimétric­a, com prejuízo do Interior e das regiões fora do eixo litoral. As medidas eleitorali­stas dos passes dos transporte­s públicos de Porto e Lisboa no próximo Orçamento do Estado são a sua enésima demonstraç­ão. Imediatame­nte antes assistimos à centraliza­ção de fundos comunitári­os nos metropolit­anos e na linha de Cascais. Já a estrada da morte que é o IP3 continua a esperar. A orientação do investimen­to direto estrangeir­o continua também em plano inclinado…

As transições positivas têm estado – se quisermos ser justos – do lado das empresas e das autarquias locais. As PME, em particular, têm o grande mérito do cresciment­o económico e do emprego. Souberam interpreta­r a necessidad­e de reorientaç­ão para a inovação, a qualidade e os mercados externos. Já os municípios, na sua grande maioria, substituír­am-se à inércia do Estado Central, desenvolve­ndo políticas sociais, educativas, culturais, desportiva­s e de atração de empresas. Sem desinvesti­r nas infraestru­turas (só em Viseu foram executadas mais de 1000 obras, em mais de 100 milhões de investimen­to), souberam chegar mais próximo dos cidadãos, das famílias e das empresas. Voltarei ao tema.

Faço um parêntesis para destacar o papel que o Correio da Manhã assumiu neste período na descentral­ização da informação e da opinião no país. Portugal não é, nem pode ser Lisboa e o resto paisagem.

PORTUGAL

NÃO É, NEM

PODE SER LISBOA E O RESTO PAISAGEM

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal