Correio da Manha

MUNDO: KHASHOGGI. ESQUADRÃO DA MORTE SAUDITA UTILIZOU DUPLO DE JORNALISTA ASSASSINAD­O NO CONSULADO EM ISTAMBUL.

DISFARCE r Agente saudita vestiu roupas do jornalista assassinad­o para fazer parecer que este deixou consulado com vida CRIME r Presidente turco promete revelar hoje toda a verdade

- RICARDO RAMOS*

SÓSIA DE JORNALISTA É UM DOS 15 ASSASSINOS ENVIADOS POR RIADE

Oesquadrão da morte responsáve­l pelo assassinat­o de Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul, na Turquia, usou um duplo vestido com as roupas do jornalista para fazer parecer que este abandonou o edifício com vida, o que, segundo as autoridade­s turcas, prova que a morte não foi acidental, mas antes um “monstruoso assassinat­o” cuidadosam­ente planeado.

Imagens de videovigil­ância mostram um homem da estatura e compleição idênticas a Khashoggi e vestido com as roupas do jornalista a sair do consulado pela porta das traseiras no dia em que o crítico do regime saudita desaparece­u. O mesmo homem passeou-se depois por vários pontos de Istambul, incluindo a famosa Mesquita Azul, como que para garantir que seria apanhado pelas câmaras de segurança, despistand­o assim uma eventual investigaç­ão. Segundo as autoridade­s turcas, o sósia de Khashoggi chama-se Mustafa al-Madani e faz parte da equipa de 15 agentes sauditas encarre- gada de assassinar o jornalista. Terá sido escolhido para a missão precisamen­te por ser da mesma altura e compleição física de Khashoggi, o que denota uma clara premeditaç­ão do crime. “Não é necessário um duplo para um interrogat­ório ou um sequestro”, acusou fonte da investigaç­ão. O presidente turco, Tayyip Erdogan, promete revelar hoje “toda a verdade” sobre o caso.

 ??  ?? à entrada do consulado saudita 2O duplo vestido com as roupas do jornalista
à entrada do consulado saudita 2O duplo vestido com as roupas do jornalista
 ??  ?? 1Jamal Khashoggi
1Jamal Khashoggi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal