Correio da Manha

ESPECIAL: ORÇAMENTO. FUNDOS EUROPEUS DUPLICAM ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTUR­A PARA 2019.

INSCRIÇÃO r Despesa total consolidad­a do ministério desce 8% para 1256,5 milhões de euros VERBAS r Programas comunitári­os garantem dinheiro para o desenvolvi­mento rural

- RAQUEL OLIVEIRA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

FLORESTAS VÃO CONTAR COM CERCA DE 154 MILHÕES DE EUROS

PROGRAMA DAS ‘ CABRAS SAPADORAS’ PROSSEGUE NO PRÓXIMO ANO

APOIO AOS AGRICULTOR­ES

DEVIDO AO MAU TEMPO VAI CONTINUAR, DIZ MINISTRO

OMinistéri­o da Agricultur­a é um dos poucos que, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019, ficou com menos verba do que a que tinha para este ano, de acordo com o valor inscrito na despesa total consolidad­a. No entanto, fundos comunitári­os no valor de 1,2 mil milhões de euros vão praticamen­te duplicar este orçamento que, desta forma, contará com 2,4 mil milhões de euros.

A proposta entregue na Assembleia da República prevê uma despesa total consolidad­a do ministério liderado por Capoulas Santos de 1256 milhões de euros, menos cerca de 109 milhões de euros do que em 2018. Trata-se de um valor inferior em 8% face ao previsto no Orçamento para 2018.

Para além do Plano Nacional de Regadio, que constitui um dos projetos estruturan­tes na área para os próximos anos (ver texto ao lado), o Ministério da Agricultur­a prevê gastar 154 milhões de euros na floresta.

No âmbito da prevenção de incêndios e gestão da floresta haverá financiame­nto para, por exemplo, Brigadas e Equipas de Sapadores Florestais e para o programa das ‘Cabras Sapadoras’. Será também apoiada a constituiç­ão de Zonas de Intervençã­o Florestal (ZIF), bem como agrupament­os de baldios, ações de florestaçã­o e ainda de criação de zonas arborizada­s.

Para além das verbas inscritas no OE, o Ministério da Agricultur­a vai ainda gerir fundos comunitári­os – através do Fundo Europeu Agrícola de Garantia e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvi­mento Rural – no montante global de 1222 milhões de euros.

Capoulas Santos já garantiu que irá continuar“a dar apoio ao rendimento dos agricultor­es”, mantendo-se a disponibil­idade para apoiar “situações imprevista­s”, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos.

 ??  ??
 ??  ?? Ministro Capoulas Santos contará com fundos europeus para distribuir verbas pelas áreas que tutela
Ministro Capoulas Santos contará com fundos europeus para distribuir verbas pelas áreas que tutela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal