Correio da Manha

SOCIEDADE: SAÚDE. HOSPITAIS PODERIAM GASTAR MENOS 727 MILHÕES DE EUROS SE FOSSEM MAIS EFICIENTES NOS TRATAMENTO­S.

CUSTOS r Os resultados operaciona­is das unidades de Saúde públicas ultrapassa­ram os 3,9 mil milhões de euros PREÇO r Hospital de Braga foi o que gastou menos por doente-padrão em 2017

- SÓNIA TRIGUEIRÃO

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tiveram, em 2017, custos operaciona­is que ultrapassa­ram os 3,9 mil milhões de euros. Podiam poupar mais de 727 milhões se fossem mais eficientes no tratamento dos doentes, segundo dados publicados pela Administra­ção Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Os hospitais são divididos em grupos tendo em conta a sua dimensão. Se se tiver em conta os gastos operaciona­is das unidades que compõem cada grupo e o valor mais baixo por doente que é praticado, chega-se ao valor que cada hospital podia poupar se gastasse o mesmo que o que tem o melhor desempenho. Por exemplo, no grupo B, o

UNIDADES DO GRUPO D PODIAM POUPAR 320 MILHÕES DE EUROS

Hospital de Vila Franca de Xira, que é uma parceria público privada, é o que apresenta o custo por doente padrão mais barato: 2653 euros. No total os hospitais que integram este grupo têm custos operaciona­is de 134,5 milhões de euros, mas se tivessem o mesmo custo por doente que o Hospital de Vila Franca de Xira, iriam poupar 17,5 milhões de euros.

Já no grupo D, é o Hospital de Braga, outra parceria público privada, que tem o custo mais baixo: 2134 euros por doente. Os custos operaciona­is das unidades deste grupo ultrapassa­ram os 817 milhões de euros, mas se conseguiss­em o mesmo desempenho que a unidade de Braga poupariam mais de 320 milhões de euros.

 ??  ??
 ??  ?? Unidade de Braga tem o custo mais baixo: 2134 euros por doente tratado
Unidade de Braga tem o custo mais baixo: 2134 euros por doente tratado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal