Correio da Manha

Ganghomici­da apanha 18 anos

ACÓRDÃO rDois argentinos condenados por roubos violentos em Portugal

- SARA G. CARRILHO

Dois dos homens mais procurados na Argentina por raptos e homicídios, em fuga desde 2003, Rodolfo ‘El Ruso’ Lohrman, de 53 anos, e Horácio Maidana, de 57, lançaram o terror em assaltos a bancos no nosso país de 2014 a 2016 – quando foram travados pela PJ, em Aveiro. Ontem, no tribunal de Monsanto, ‘El Ruso’, cabecilha, apanhou 18 anos e 10 meses de prisão; e Maidana, 18.

Os dois argentinos foram condenados por quatro roubos a bancos (três em Odivelas, um em Cascais), associação criminosa, detenção de arma, entre outros crimes. E tinham três cúmplices. Christian Gomez, espanhol, foi condenado a 12 anos (colaborou com a polícia). Outros dois, sem participaç­ão direta nos roubos, um guatemalte­co e um português, apanharam 4 e 3 a no s , p e nas e fe t i vas p o r serem reincident­es. Terão de pagar mais de 140 mil euros de indemnizaç­ão. O gang que agredia e ameaçava nos assaltos, lucrou 235 mil euros. “Não se condena ninguém a pedido, apenas porque cometeram os factos”, disse a presidente do coletivo de juízes, Elisabete Reis, ao dirigir-se a Maidana, que no julgamento tinha pedido uma “pena pesada”, porque não queria ser extraditad­o para a Argentina, onde tem a cabeça a prémio. O arguido falou ontem para afirmar que não c o nc o r dava com a pena.

A leitura da sentença fica marcada por falhas técnicas que quebraram as medidas de segurança normais naquele tribunal. Os juízes ficaram sentados a menos de um metro de distância dos arguidos, normalment­e isolados.

DOIS DOS CONDENADOS SÃO PROCURADOS

POR RAPTOS E MORTES

 ??  ?? argentinos lançaram o terror em roubos a bancos 2Rodolfo ‘El Ruso’ foi condenado a 18 anos e 10 meses 3Horácio Maidena apanhou 18 anos de prisão
argentinos lançaram o terror em roubos a bancos 2Rodolfo ‘El Ruso’ foi condenado a 18 anos e 10 meses 3Horácio Maidena apanhou 18 anos de prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal