Correio da Manha

PATRÕES QUEM MANDANOS MEDIA n

FRANCISCO PINTO BALSEMÃO r Um grupo que aposta na televisão e que está a desinvesti­r no papel MAIORITÁRI­O r Jornalista empresário controla mais de metade da empresa que criou em 1991

- HUGO REAL

Ogrupo Impresa, criado em março de 1991, cerca de um ano e meio antes de se tornar no primeiro operador a lançar um canal privado de televisão em Portugal (as emissões arrancaram a 6 de outubro de 1992 - às 16h30, com Alberta Marques Fernandes), é controlado por Francisco Pinto Balsemão.

O jornalista (tem a carteira profission­al número 18A), que atualmente ocupa o cargo de presidente do conselho de administra­ção da Impresa, detém 99,99% da Balseger que, p o r s ua ve z , controla 58,8% da Impreger. É esta sociedade a maior acionista da Impresa, com uma participaç­ão de 50,31%. Ou seja, a maioria do capital.

Entre os restantes acionistas destaque para o grupo Madre (4,63%) de António Parente, dono, entre outros negócios, da SP Televisão, a produtora televisiva que faz novelas da SIC. Nos investidor­es da Impresa estão ainda instituiçõ­es financei- ras como um fundo imobiliári­o do banco Santander (4,18%), o BPI (3,69%), a Azvalor (3,05%), o Norges Bank (2,78%) e, por fim, a Newshold, a antiga dona dos jornais ‘Sol’ e ‘i’, com 2,4%.

Por sua vez, o grupo Impresa, que tem na sua presidênci­a executiva Francisco Pedro Balsemão, filho do fundador, detém oito canais de televisão (SIC, SIC Caras, SIC Internacio­nal, SIC K, SIC Mulher, SIC Notícias, SIC Radical e DStv – estação emitida apenas em África), o jornal ‘Expresso’ e as publicaçõe­s ‘Blitz’ e ‘Volante’. A Impresa é também acionista da agência de notícias Lusa, na qual tem uma participaç­ão de 22,35%.

No início deste ano, a Impresa alienou à Trust in News uma série de publicaçõe­s (‘Activa’, ‘Caras’, ‘Caras Decoração’, ‘Courrier Internacio­nal’, ‘Exame’, ‘Exame Informátic­a’, ‘Jornal de Letras’, ‘Telenovela­s’, ‘TV Mais’, ‘Visão’, ‘Visão História’ e ‘Visão Júnior’), tendo encaixado 10,2 milhões de euros com este negócio.

NO INÍCIO DO ANO, A DONA DA SIC ANUNCIOU A VENDA DAS SUAS 12 REVISTAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal