Correio da Manha

TRIBUNAL ATACA BRUNO DE CARVALHO

ONDA DE TERROR r Relação confirma entendimen­to da 1ª instância: ataque no Dragão em 2013 não foi criticado pelo presidente e aumentou violência CRÍTICA r Juízes apontam dedo aos de Alvalade

- ANA ISABEL FONSECA/TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Osilêncio de Bruno de Carvalho e da restante direção do Sporting levou a uma escalada de violência, que terminou com o ataque à Academia de Alcochete, em maio. Este foi o entendimen­to do juiz de ins truç ão , que o uviu o s adeptos da Juve Leo, e que está bem patente no acórdão da Relação de Lisboa, que recentemen­te confirmou a prisão preventiva a um dos suspeitos. O magistrado foi aliás mais longe e diz mesmo que a tentativa de invasão de adeptos sportingui­stas, ligados aos Casuals, ao Estádio do Dragão, no final de 2013, foi o início da onda de terror.

“Esta escalada de violência nunca foi criticada, pelo menos publicamen­te, pelo Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, sendo certo que ‘JUVE LEO’ é um grupo organizado de adeptos, apoiado e reconhecid­o pelo Clube”, considerou o juiz de instrução.

No despacho agora proferido pela Relação confirma-se o entendimen­to do magistrado: foi o post de Bruno de Carvalho publicado no Facebook, em abril, após a derrota em Madrid, que contribuiu também para tudo o que veio a acontecer.

“O presidente teceu críticas à atuação de alguns jogadores na sua página do Facebook a 5 de abril de 2018, onde entre outros comentário­s escreveu que a equipa de jogadores cometeu erros grosseiros. Tais comentário­s potenciara­m um clima de animosidad­e que já existia entre a JUVE LEO, os jogadores e a equipa técnica face a alguns inêxitos de resultados desporti- vos”, justificou o magistrado. O despacho agora confirmado pela Relação dá ainda conta de que o ataque foi planeado ao pormenor, tendo os invasores da academia marcado enc o nt r o num supermerca­do do Montijo pouco antes da invasão. Combinaram aí todos os detalhes. Este processo tem já um total de 38 arguidos em prisão preventiva. Estão em causa crimes de terrorismo e sequestro .

CLIMA DE TENSÃO COM JOGADORES POTENCIADO PELO PRESIDENTE

 ??  ??
 ??  ?? Bruno de Carvalho falou com elementos da claque antes do jogo com o Benfica da época passada (0-0)
Bruno de Carvalho falou com elementos da claque antes do jogo com o Benfica da época passada (0-0)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal