Correio da Manha

Caçados remédios ilegais da ereção

PAÍS r Apreendida­s quase 9 mil unidades de medicament­os em Portugal VALOR r Substância­s rendiam mais de 23 mil euros através da internet

- CLÁUDIA MACHADO

Amaioria das quase nove mil unidades de medicament­os ilegais apreendida­s em Portugal, no âmbito da Operação Pangea XI, eram vendidas na internet com a promessa de que tratariam a disfunção erétil. Ao CM, fonte do Infarmed confirmou que este foi o tipo de substância mais detetada em Portugal no âmbito desta megaoperaç­ão, promovida pela Interpol em 116 países, entre os dias 9 e 16 deste mês.

No que diz respeito às apreensões feitas em território nacional, com a colaboraçã­o do In-

INTERPOL APREENDEU MAIS DE 500 TONELADAS EM AÇÕES EM 116 PAÍSES

farmed e da Autoridade Tributária e Aduaneira, estas foram avaliadas em mais de 23 mil euros. Foram controlada­s 3881 encomendas, das quais 130 acabaram por ser recolhidas. Entre os medicament­os ilegais, há falsos remédios para tratar o cancro, analgésico­s contrafeit­os e mesmo seringas sem a devida qualidade. Muitos destes remédios não possuem as sub- stâncias que anunciam ou contém combinaçõe­s altamente prejudicia­is à saúde, pondo em risco os doentes que os adquirem através de sites ilegais.

No conjunto dos 116 países que int e gr am e s t a aç ão , fo r am apreendida­s mais de 500 tone- ladas de medicament­os, avaliadas em 12,1 milhões de euros, e realizadas 859 detenções. A operação dedicou-se sobretudo aos serviços de entrega usados pelas redes que operam na internet, tendo sido bloqueadas mais de 3600 páginas.

 ??  ?? Foram bloqueadas mais de 3600 páginas de internet que vendem remédios
Foram bloqueadas mais de 3600 páginas de internet que vendem remédios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal