Correio da Manha

Bem-vindos a Braguil

- Ricardo Rio Presidente da Câmara Municipal de Braga

Se nada de excecional ocorrer, Jair Bolsonaro será eleito no Domingo como o próximo Presidente do Brasil.

Do lado de cá do oceano, valoriza-se o exotismo de algumas das propostas do candidato que as sondagens apontam como favorito e anuncia-se um êxodo dos desiludido­s com a provável nova realidade política do País. Como tantas vezes acontece, a tendência é para olhar para os efeitos sem valorizar devidament­e as causas que possibilit­am a emergência de determinad­os fenómenos.

No caso do Brasil em concreto, o que está em causa não é a validação em absoluto de muitas das ideias de Bolsonaro, mas antes a sua utilização enquanto veículo para a erradicaçã­o de um regime e de protagonis­tas politicame­nte decrépitos, envoltos numa densa malha de corrupção e promiscuid­ade. E de onde menos se esperava, poderá dizer-se até.

Por contrapont­o, enquanto que a emergência de outros fenómenos populistas à escala internacio­nal emanou sobretudo das camadas mais desfavorec­idas da população, a autêntica revolução em curso no Brasil é liderada pelas camadas mais informadas e com mais poder económico. Como, aliás, bem demonstram os resultados obtidos no exterior, para onde partiram já milhares de Brasileiro­s ao longo dos anos mais recentes.

Em Portugal, em Braga, onde ao longo deste período a nossa população terá crescido 5% com a chegada desta comunidade, continuare­mos de braços abertos. A perceber a desilusão de quem não antecipava um futuro melhor na sua terra natal. A partilhar a expectativ­a de quem escolhe este novo destino com a ambição de participar no seu cresciment­o e a convicção de que aqui fará dos seus sonhos realidade. A compreende­r o enorme valor que se atribui à mera possibilid­ade de ver uma criança a andar na rua em segurança.

Depois de Domingo, Braga continuará acolhedora. O Brasil será o que os Brasileiro­s quiserem.

BRAGA CONTINUARÁ

ACOLHEDORA.

O BRASIL SERÁ O QUE OS BRASILEIRO­S

QUISEREM

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal