Correio da Manha

Metralhado­ras do PREC apanhadas no Norte

IBÉRIA PJ de Vila Real apreende mais de 500 armas, na maior operação de sempre de combate a este tipo de crime DETIDO Homem, de 75 anos, tinha fábrica com maquinaria topo de gama

- TÂNIA LARANJO/ /ARMANDO ESTEVES PEREIRA

Algumas das metralhado­ras foram roubadas no tempo do PREC. Não se sabe exatamente quais, porque os registos não existem e asarmas passaram de mão em mão. São 14, foram apreendida­s pela Polícia Judiciária de Vila Real, e já foram usadas em crimes violentos. A maior operação de sempre da Judiciária - a que foi dada o nome Ibéria - levou à apreensão de mais de 500 armas. Muitas delas de guerra e com uma elevada capacidade de provocar danos.

Outra particular­idade que chocou os investigad­ores: em Braga, um homem, de 75 anos, tinha uma verdadeira fábrica de transforma­ção de armas. Havia uma linha de montagem, maquinaria topo de gama, com armas antigas a serem atualizada­s e réplicas a passarem a metralhado­ras.

Outro dos 14 suspeitos detidos pela PJ de Vila Real - foram apanhados 52, mas apenas 14 foram levados a juiz - é conhecido como ‘Nabo’ e mora em Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, distrito de Braga. É um dos principais traficante­s de armas português e vendia tudo: pistolas, revólveres, metralhado­ras, droga e até tabaco. Desde que resultasse num lucro elevado.

Entre os suspeitos há também um polícia. O agente Basílio Monteiro trabalha na PSP de Chaves e estava destacado no departamen­to de licenciame­nto. O seu papel era claro: recebia as armas de que as pessoas se queriam desfazer - porque não queriam suportar os custos da legalizaçã­o -, mas não as entregava à polícia. Trabalhava com três armeiros, seus amigos, e desviava as mais valiosas. Algumas, de coleção, atingem valores elevados - há metralhado­ras comerciali­zadas a 100 mil euros - e as armas que deviam ser destruídas eram de imediato fotografad­as e vendidas nas lojas ou na internet. A PJ ainda não sabe quanto é que o elemento da PSP ganhava, mas as escutas mostram que os pagamentos eram feitos em dinheiro.

AGENTE DA PSP DESVIAVA ARMAMENTO E VENDIA-O A TRÊS AMIGOS ARMEIROS

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Polícia J udici ári a apreendeu mais de
500 armas em operação no Norte do País
2Alguns dos exemplares recuperado­s pelas autoridade­s 3 Detidos também tinham droga
1Polícia J udici ári a apreendeu mais de 500 armas em operação no Norte do País 2Alguns dos exemplares recuperado­s pelas autoridade­s 3 Detidos também tinham droga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal