Correio da Manha

Pandemia leva mais crianças a pedir ajuda

NÚMEROS Linha SOS-Criança com registo de 1778 chamadas. Em março, abril e maio contactos quase duplicaram face a 2019 APOIO Guarda partilhada motivou a maioria dos atendiment­os

- VANESSA FIDALGO

Alinha de apoio gratuita SOS-Criança recebeu um total de 1778 pedidos de ajuda, entre janeiro e setembro deste ano. Nos meses de março, abril e maio, correspond­entes ao confinamen­to, os apelos a chegar ao Instituto de Apoio à Criança (IAC) quase duplicaram, relativame­nte ao período homólogo do ano passado: foram registados 790 contactos, mais 300.

Em março de 2019, a linha SOS-Criança recebeu uma centena de ligações (chamadas, emails ou mensagens de WhatsApp), númeroque disparou (+50 %) este ano, com 150 apelos registados em março de 2020. Abril manteve a tendência

MAIO REGISTOU O MAIOR NÚMERO DE LIGAÇÕES: 350 PEDIDOS ANÓNIMOS

de subida: 290 contactos, mais 80 que no ano passado. Maio foi o mês em que mais crianças e adolescent­es pediram ajuda anónima aospsicólo­gos da linha: 350, face a 180 um ano antes.

No que toca ao Serviço de Apoio Jurídico, o número de atendiment­os mais que duplicou, aumentando de 196, em 2019, para 427 este ano, no acumulado até setembro. “Surgiram muitas questões ligadas ao divórcio e à guarda partilhada, porque muitos pais aproveitar­am o confinamen­to para não levar os filhos a casa do outro progenitor ou para não os devolver após as visitas”, afirmou Manuel Coutinho, coordenado­r do SOS-Criança. Para dar resposta a todos, a linha (116 000) prolongou por mais duas horas o período de atendiment­o, durante o confinamen­to.

 ??  ?? Linha SOS-Criança teve de alargar o período de atendiment­o para conseguir acudir a todos os pedidos
Linha SOS-Criança teve de alargar o período de atendiment­o para conseguir acudir a todos os pedidos
 ??  ?? Manuel Cout i n h o, d o I AC
Manuel Cout i n h o, d o I AC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal