Correio da Manha

COVID-19 POLÍCIAS AUTORIZADA­S A ENTRAR EM CASA SEM MANDADO

MARCELO QUER FISCALIZAR OBRIGATORI­EDADE DA APLICAÇÃO STAYAWAY EM TELEMÓVEL REFORÇO PROMETIDO DE MÉDICOS NO SNS NÃO COBRE SAÍDAS DE CLÍNICOS PARA A REFORMA

- JANETE FRAZÃO

Odeio ser autoritári­o, mas temos de controlar a pandemia.” O primeiro-ministro tentou acalmar os ânimos em torno da obrigatori­edade de uso da aplicação StayAway Covid, proposta pelo Governo. Sem sucesso. António Costa corre risco sério de ver a norma chumbada no Parlamento, depois de todos os partidos terem manifestad­o reservas quanto à proposta de lei entregue pelo Executivo. Antecipand­o “uma telenovela”, o Presidente da República prometeu já pedir a fiscalizaç­ão preventiva da lei ao Tribunal Constituci­onal se o diploma chegar ao Palácio de Belém.

Para que a obrigatori­edade da ferramenta de rastreio de contactos vigore, a iniciativa legis

OBRIGATORI­EDADE TERÁ DE SER APROVADA PELA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

lativa terá de passar pelo crivo dos deputados. Seguem-se agora diligência­s para tentar fazer passar a medida no Parlamento, mas até no PS existem dúvidas sobre a medida.

A líder parlamenta­r socialista, Ana Catarina Mendes, está certa de que existem "muitas dúvidas” de constituci­onalidade na iniciativa e entregou um requerimen­to para que, com urgência, sejam ouvidos especialis­tas. Menos dúvidas parecem ter Bloco, PCP, CDS, PAN, Os Verdes, Iniciativa Liberal e Chega: todos contra a obrigatori­edade.

Já Rui Rio, do PSD, propôs-se a a pr e s e nt a r uma pr opost a idêntica à do Governo na questão das máscaras – para que entre em vigor a curto prazo – e desafiou o Executivo a clarificar a proposta relativa à app StayAway Covid. “Na segunda parte, o ideal será provavelme­nte baixar à comissão para se apurar se efetivamen­te vale a pena explorar aquela ideia ou se ela não tem sequer pés para andar.”

A fiscalizaç­ão preventiva só pode ser pedida pelo Presidente se o diploma for aprovado no Parlamento, nos oito dias após a chegada da proposta de lei ao Palácio de Belém.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Aplicação usa código para alertar cidadãos de que estiveram próximos de caso infetado 2 Uso de máscara na rua integra também a vontade do Executivo
2
1Aplicação usa código para alertar cidadãos de que estiveram próximos de caso infetado 2 Uso de máscara na rua integra também a vontade do Executivo 2
 ??  ?? 1
1
 ??  ?? Máscara já é usada na rua por alguns cidadãos, para uma maior precaução
Máscara já é usada na rua por alguns cidadãos, para uma maior precaução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal