Correio da Manha

PEÇAS APREENDIDA­S PELA PJ DÃO O MOTE À EXPOSIÇÃO ‘A ARTE DO FALSO’, PARA VER NO PORTO.

- MANUEL JORGE BENTO

INVESTIGAÇ­ÃO Peças apreendida­s pela Polícia Judiciária nas últimas décadas expõem a mentira, a ilusão, a fraude e o engano, que se estende da pintura à moeda, passando pelas armas, pelos automóveis, pelas joias e até uma máquina de um charlatão que ‘curava’ doenças com base na energia do espírito

Miró, Picasso, Cesariny, Malangatan­a e Júlio Pomar são alguns dos pintores e artistas com obras falsificad­as que foram apreendida­s pela Polícia Judiciária e que estão entre as mais de 150 patentes na exposição ‘A Arte do Falso’, que celebra os 75 anos da PJ. A mostra, na Alfândega do Porto, dá a conhecer falsificaç­ões e mecanismos de adulteraçã­o, e alerta para os cuidados a ter de forma a evitar o envolvimen­to em esquemas criminosos.

“Quem quiser ser confrontad­o com alguma genialidad­e de quem falsifica, deve ir a esta exposição”, aconselhou Norberto Martins, diretor da Diretoria do Norte da PJ. E a astúcia dos criminosos surpreende, desde a mentira até à ilusão fraudulent­a, em obras de arte, nas armas, nos automóveis, nas joias e até na construção de uma máquina que ‘cura’ doenças. “É extraordin­ário que se acredite na possibilid­ade de cura sentando-se numa cadeira com luzes que acendem, mas isto é o oportunism­o de quem se aproveita das vulnerabil­idades das pessoas”, acrescento­u o diretor da PJ do Norte.

Mas esta exposição - criada com os frutos de décadas de investigaç­ão criminal - tem um objetivo pedagógico.

“A última coisa que a PJ faz é enaltecer os criminosos; a nossa atividade é combatê-los! A preocupaçã­o é dar informação para as pessoas saberem como proceder para não serem enganadas”, diz Norberto Martins.

 ??  ?? Centenas de pinturas e desenhos f al si f i cados de art i st as reconhecid­os
Centenas de pinturas e desenhos f al si f i cados de art i st as reconhecid­os
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal