Correio da Manha

CATÓLICOS JÁ PODEM REZAR À IRMÃ LÚCIA

CANONIZAÇíO Análise do processo, nas Causas dos Santos, no Vaticano, está quase concluída MILAGRES Após a heroicidad­e das virtudes, a Congregaçã­o inicia o estudo de curas milagrosas

- SECUNDINO CUNHA

AIrmã Lúcia de Jesus pode ser declarada venerável pelo Papa Francisco em fevereiro do próximo ano, altura em que passam 16 anos sobre o seu faleciment­o e quatro anos da chegada do processo de canonizaçã­o à Congregaçã­o para as Causas dos Santos, em Roma.

Ao que o Correio da Manhã apurou, apesar de muito volumoso (tem mais de 15 mil páginas) o processo, que integra as quase cinco mil cartas que a vidente escreveu, assim como os diários e os 60 inquéritos realizados, já foi analisado pelos oficiais da Congregaçã­o, decorrendo nesta altura a elaboração da ‘positio’.

“Não temos informaçõe­s concretas sobre o processo, apenas a indicação de que estava muito bem estruturad­o e de que as coisas estão a correr bem”, disse ao CM a irmã Ana Sofia, superiora do Carmelo de Coimbra.

Se não houver atrasos de última hora, é muito provável que o Papa reconheça a heroicidad­e das virtudes e, já no início do próximo ano, declare a Irmã Lúcia venerável.

O reconhecim­ento das “virtudes heroicas” é um passo central no processo de canonizaçã­o, uma vez que para a beatificaç­ão, numa primeira fase, e para o culminar da santidade, é necessária apenas a confirmaçã­o de dois milagres.

No caso da Irmã Lúcia, ao que apurámos, logo após a heroicidad­e das virtudes, começa a análise de curas milagrosas.

PROCESSO DA VIDENTE É CONSTITUÍD­O POR MAIS DE 15 MIL PÁGINAS

 ??  ??
 ??  ?? Irmã Lúcia de Jesus, nos Valinhos, junto ao local da Aparição do Anjo
Irmã Lúcia de Jesus, nos Valinhos, junto ao local da Aparição do Anjo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal