Correio da Manha

RUI PINTO VAI COLABORAR COM A POLÍCIA JUDICIÁRIA E O MINISTÉRIO PÚBLICO DURANTE ANO E MEIO.

- TÂNIA LARANJO/OCTÁVIO RIBEIRO

Rui Pinto vai colaborar com a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) durante ano e meio. O acordo foi aceite pelo pirata informátic­o, que se compromete­u ainda a não voltar a entrar em sistemas informátic­os ilegalment­e.

“[Vai] Colocar-se à disposição do MP e da PJ, para, durante o período de ano e meio da suspensão provisória do processo, colaborar, a nível nacional e internacio­nal, cedendo informação de que disponha e comentando os dados que conheça com relevância criminal, designadam­ente crimes em investigaç­ão ou outros ainda não conhecidos”, pode ler-se no acordo que foi aceite pelo juiz Carlos Alexandre, após proposta do procurador Carlos Casimiro. Rui Pinto coíbe-se também de ceder, durante o mesmo período de tempo, as passwords (palavras-passe) referentes aos ficheiros apreendido­s, cujas cópias estão no processo judicial.

A decisão, que foi homologada pelo juiz, determina ainda que os ficheiros analisados nos cinco processos são imediatame­nte destruídos. Entre eles estão dados relativos ao Benfica, designadam­ente os emails que foram apreendido­s nos servidores do FC Porto. Há, por exemplo, moradas de elementos dos encarnados, bem como emails que tinham sido divulgados no site ‘Mercado do Benfica’.

Este acordo tem ainda cláusulas não conhecidas. Para já, Rui Pinto mora numa casa do Estado e poderá mesmo nem sequer pagar as contas da água e da luz. No âmbito da proteção de testemunha­s - que também é extensível a arguidos - o Estado tem capacidade de poder mesmo pagar um vencimento a Rui Pinto, já que neste momento o pirata informátic­o é um alvo de diversos grupos criminosos e não pode exercer qualquer atividade. Rui Pinto continua igualmente a ser protegido pela polícia, que garante a sua segurança pessoal.

ESTÁ A SER PROTEGIDO PELA POLÍCIA PORQUE É UM ALVO DOS CRIMINOSOS

 ??  ?? Rui Pinto está em liberdade desde que conseguiu um acordo com o Ministério Público, patrocinad­o pela PJ
Rui Pinto está em liberdade desde que conseguiu um acordo com o Ministério Público, patrocinad­o pela PJ
 ??  ??
 ??  ?? Fernando Gomes foi espiado entre dezembro de 2016 e agosto de 2018
Fernando Gomes foi espiado entre dezembro de 2016 e agosto de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal