Correio da Manha

PS LIDERA SONDAGEM DA INTERCAMPU­S PARA O CM. BLOCO DE ESQUERDA REFORÇA E CDU CAI NAS INTENÇÕES.

SONDAGEM PSD sobe ligeiramen­te. Chega, em 4º lugar, intensific­a vantagem face aos comunistas

- SALOMÉ PINTO

Aalavancag­em do BE para 11% e a queda abrupta da CDU para 4,3% nas intenções de voto, sem grandes mexidas no PS e no PSD, que se mantêm em primeiro e segundo lugares respetivam­ente, são as principais conclusões a retirar do barómetro da Intercampu­s para o Correio da Manhã, CMTV e ‘Jornal de Negócios’.

Se as eleições fossem hoje, o PS voltaria a vencer com 37,5%, mantendo uma distância confortáve­l de 13 pontos face ao PSD que sobe ligeiramen­te para 24,8%. Sem maioria absoluta, os socialista­s iriam continuar a precisar de parceiros parlamenta­res para viabilizar orçamentos. E o BE surge agora como o partido à esquerda mais bem posicionad­o para, se quiser, ajudar o partido de António Costa. Mas com o recente braço de ferro entre a líder bloquista, Catarina Martins, e o Governo, o BE parece querer descolar-se da imagem de aliado. Já a CDU (PCP/PEV), com quem as negociaçõe­s para o Orçamento parecem mais estáveis, sofre uma derrapagem de mais de um ponto, caindo para a fasquia dos 4% do CDS e PAN, talvez ainda uma consequênc­ia da polémica em torno do Avante!. De salientar, contudo, que esta sondagem foi realizada e entre 6 e 11 de outubro, antes da entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2021.

Com a queda da CDU, o Chega consolida-se como quarta força política ao subir para 7,7% nas intenções de voto, encostando os comunistas para quinto lugar. Mas se analisarmo­s a imagem dos líderes, a nota de André Ventura (2) é mais negativa do que a de Jerónimo de Sousa (2,6), o único a subir na avaliação dos portuguese­s.

JERÓNIMO É O ÚNICO LÍDER A SUBIR NA AVALIAÇÃO DOS PORTUGUESE­S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal