Correio da Manha

Ex-PSP rejeitado espia mulher nua

CONDENADO Nuno Malagueta apanha quatro anos de prisão

- SÉRGIO A. VITORINO

Foi agente da PSP de Lisboa por 12 anos e abandonou a p o l í c i a , e m 2 01 2 , p a r a emigrar para a Austrália. Nuno Malagueta, de 42 anos, foi agora condenado em Brisbane, naquele país, a quatro anos de prisão. Perseguiu e aterrorizo­u uma ex-namorada. Instalou câmaras ocultas e fez mais de 4500 gravações de momentos íntimos da vítima, que ameaçou divulgar publicamen­te.

De acordo com o tribunal que o condenou, Nuno Malagueta monitoriza­va as câmaras através do seu telemóvel. A relação terminou em agosto de 2019 e o ex-polícia iniciou a perseguiçã­o nessa altura. O calvário da vítima prolongou-se por quatro meses. A mulher aparecia nua em muitas das imagens recolhidas às escondidas. O português transferiu ainda cerca de 40 mil dólares australian­os (24 mil euros) de uma das contas bancárias da ex-namorada, através de um programa pirata que instalou no telemóvel da vítima. Só não conseguiu mais dinheiro porque foi descoberto pelo banco e denunciado às autoridade­s.

O tribunal descreveu ainda como Nuno Malagueta “gozou” com a vítima, confessand­o andar a espiá-la. Os crimes foram “implacávei­s” e causaram “impacto profundo” na mulher. Os advogados da vítima disseram que ela se sentiu “uma prisioneir­a na sua própria casa”, “insegura” e que ele “jurou vingança” ao saber da queixa na polícia.

O antigo polícia ainda tentou fugir da Austrália para Portugal, dois dias antes da leitura da sentença, mas foi travado na fronteira. Deverá ser libertado dentro de 14 meses e deportado.

SACOU 24 MIL EUROS DA CONTA DA VÍTIMA COM PROGRAMA PIRATA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal