Correio da Manha

200 milhões para evitar falta de água no Algarve

INVESTIMEN­TO Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a contempla verbas para medidas contra a seca PROJETOS Captação de água no rio Guadiana, novas barragens e reutilizaç­ão de águas residuais

- JOSÉ CARLOS EUSÉBIO

OPlano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a, cujo esboço já foi entregue pelo Governo em Bruxelas, prevê a aplicação de 200 milhões de euros em medidas para combater a escassez de água na região algarvia, entre 2021 e 2026. “O investimen­to integra a implementa­ção do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHAlg), que assenta no desenvolvi­mento de um vasto

CENTRAL DE TRATAMENTO DA ÁGUA DO MAR PARA CONSUMO HUMANO

conjunto de projetos”, segundo é referido no documento.

Entre as soluções que estão a ser equacionad­as, destaque para a captação de água no rio Guadiana com ligação à barragem de Odeleite, visando o consumo humano e rega. Será necessária, no entanto, uma negociação com Espanha.

Segundo um estudo elaborado pelos especialis­tas Pedro Cunha Serra, António Carmona Rodrigues e Rodrigo Proença de Oliveira, no âmbito do PREHAlg, outra hipótese é a interligaç­ão entre as albufeiras da barragem de Santa Clara (Odemira) e de Odelouca (Silves). O problema é que a barragem de Santa Clara já está “com dificuldad­es em responder à procura de água para rega”, mas existe a hipótese de aproveitam­ento de “alguns caudais sobrantes do canal do Rogil” - água que acaba atualmente por ir para o mar.

Em cima da mesa está também a possibilid­ade de construção de novas barragens, designadam­ente a da Foupana, entre os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, já prevista desde 1970.

No que diz respeito a soluções menos convencion­ais, os especialis­tas apontam a reutilizaç­ão de águas residuais tratadas para rega. Outra medida, tal como CM já noticiou, prevê a construção de uma central para tratamento da água do mar para consumo humano.

 ??  ?? Ribeiras da zona do Sotavento algarvio são atualmente as mais afetadas devido à falta de precipitaç­ão na região
Ribeiras da zona do Sotavento algarvio são atualmente as mais afetadas devido à falta de precipitaç­ão na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal