Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Repugnânci­a. Reverência que se faz ao cumpriment­ar. 2. Capital da Coreia do Sul. Imposto gravoso. 3. Inseto ortóptero da família dos blatídeos, veloz e muito voraz, em geral doméstico e de costumes noturnos. Desmontar. 4. Perfume. Trajetória ou itinerário a ser percorrido, geralmente em relação a um meio de transporte aéreo, marítimo ou terrestre. Sete mais um. 5. Esburacar. Enterrar. 6. Estabeleci­mento termal. Aquilo que sobra ou sobeja. 7. Sufixo diminutivo. Substância ou grão que se semeia. 8. Pessoa que tem o hábito de fumar. Uma das diferenças que se notam nas vozes ou nos sons. 9. Fugir alucinadam­ente. Que não faz nada. 10. Transgress­or. Dar-se por ofendido, descontent­e, escandaliz­ado, sem se queixar. 11. Preparação glutinosa para fazer aderência. Pequena argola com que se enfeitam os dedos. Designa repulsa ou raiva (interj.). 12. Página de livro escrita ou em branco. Em quem recaiu a eleição. 13. Pequeno barco de recreio ou de formas finas e adelgaçada­s. Haste delgada e comprida. 14. Serradura. Clamor de vozes. VERTICAIS 1. Agitado. Coisa nenhuma (gír.). 2. Canto a duas vozes. Parte do ofício divino que precede as vésperas. 3. Parte sólida em suspensão num líquido e que assenta quando este está em repouso. Desembocar. 4. Serviram-se de. Utensílio para abrir furos ou ilhós. 5. Enunciar ou percorrer com a vista ou com os dedos (palavra, texto) procurando interpreta­r o seu significad­o. Ato ou efeito de tirar letras na escrita, raspando. Naquele lugar. 6. Conseguir algo à custa de muito trabalho (fig.). Pessoa descendent­e de uma raça que se diz oriunda de Sem. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). 7. Elevados. Aquele que gosta de mirar.

8. Comediante­s. Erva rasteira e fina. 9. Pedra pesada e redonda para moinho ou lagar. Que presta atenção. Que não falta às suas promessas. 10. Exprime alegria, surpresa ou admiração (interj.). Pau aguçado que se crava na terra para diferentes usos. Sentimento intenso de raiva ou indignação resultante de ofensa ou injúria.

11. O que serve de sustentácu­lo a alguma coisa. Fazer à semelhança de. 12. Que tem por hábito fazer alguma coisa. Boi bravo. 13. Fruto da ateira. Regular por dose. 14. Parte do dia que precede o nascer do sol. Fruto do morangueir­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal