Correio da Manha

EX-POLÍCIA PRESO POR ABUSO SEXUAL DE JOVENS

PLANO Antigo polícia passeava um cão na rua, junto a uma escola, como forma de atrair vítimas IDENTIFICA­DO Jovens identifica­ram e reconhecer­am o suspeito numa diligência na Judiciária

- TÂNIA LARANJO/PAULO JOÃO SANTOS

Um agente da PSP - de 60 anos e que, no final do ano passado, acabou por ser reformado compulsiva­mente após episódios de agressões à mulher - foi agora detido pela Polícia Judiciária de Lisboa por abusos sexuais de quatro jovens, três delas menores de idade.

O suspeito atacava na zona dos Olivais e aproveitav­a-se de o facto de morar nas proximidad­es de uma escola para se aproximar das crianças. Utilizava como estratagem­a passear um cão, para desta forma conseguir ganhar a confiança e a aproximaçã­o das menores.

O primeiro ataque aconteceu no final do ano passado e a menina, de 12 anos, foi mesmo obrigada a práticas sexuais com o agressor. Não se conseguiu libertar do predador sexual, mas, apesar de estar muito assustada, revelou à família o que tinha acontecido. A última vítima tinha 15 anos e o polícia aposentado conseguiu ainda arrancar-lhe a roupa, para a tentar violar. A menor foi salva por outras crianças que se apercebera­m do ataque e por um adulto que passava nas proximidad­es.

Após este episódio e percebendo que podia ser identifica­do, o homem desaparece­u do radar da PJ. Rumou para a região Norte do País, onde tinha casa e manteve-se resguardad­o, aproveitan­do o confinamen­to. Voltou agora para Lisboa e já não conseguiu mais escapar às autoridade­s. Foi logo detido por inspetores da PJ.

As quatro vítimas identifica­ram e reconhecer­am o suspeito, numa diligência que ocorreu nas instalaçõe­s da Judiciária. A mais velha tem 21 anos e foi atacada também nas imediações do mesmo estabeleci­mento de ensino das menores. O antigo PSP foi indicado por crimes de importunaç­ão sexual, coação sexual, abuso sexual de crianças e violação, na forma tentada. Já está em prisão preventiva, a aguardar julgamento. Para já, a PJ está a tentar perceber se há mais vítimas que não apresentar­am queixa.

PREDADOR DE 60 ANOS FOI DETIDO PELA PJ E JÁ ESTÁ EM PRISÃO PREVENTIVA

 ??  ?? Primeira ví t i ma i dentif i cada pela PJ foi uma menina, de 12 anos. O predador sexual forçou-a a práticas sexuais, nas proximidad­es de uma escola
Primeira ví t i ma i dentif i cada pela PJ foi uma menina, de 12 anos. O predador sexual forçou-a a práticas sexuais, nas proximidad­es de uma escola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal