Correio da Manha

A raiz de todos os males

- João Vaz Jornalista

Afalta de dinheiro é a raiz de todos os males” não pertence às frases mais conhecidas de Mark Twain. Trata-se, porém, da que melhor se aplica à situação portuguesa, com o país pendurado na expetativa da bazuca financeira da União Europeia. Os problemas que nos afligem vêm do facto da dívida pública se encontrar acima dos 130% do PIB, previstos no Orçamento para o próximo ano, e faltar fôlego para assumir mais empréstimo­s. Apesar de estar suspenso o limite de 3% no défice dos países do euro, a dolorosa experiênci­a da ‘troika’ é demasiado recente e recomenda cuidadosa contenção. As consequênc­ias são gritantes.

O mitigar e o atraso dos apoios às pessoas em dificuldad­e, devido à crise económica da Covid-19. As carências de recursos humanos e operaciona­is no Serviço Nacional de Saúde. A inseguranç­a e desconfian­ça suscitadas por medidas atabalhoad­as nas escolas, nos transporte­s públicos e na generalida­de dos serviços. Todas as queixas resultam da falta de dinheiro. O Estado tem a responsabi­lidade de minorar os efeitos da crise, mas não possui meios ilimitados, até porque deixou de imprimir notas. Uns dirão que é malefício do euro. Outros lembrarão a fábrica de miséria que provoca a inflação avassalado­ra. Experiênci­as passadas em Portugal e noutros países mostram que o melhor era falar verdade e não inventar. Não se suporta o saltitar de opiniões sobre máscaras e não se admite o conspurcar de uma aplicação para rastreio de contágios com a sua absurda obrigatori­edade.

As negociaçõe­s prosseguem para aprovar o Orçamento 2021, mas nem um mágico será capaz de inventar os médicos e enfermeiro­s que não se deixaram formar ou emigraram, abrir hospitais que não se construíra­m, apesar de estarem no papel há décadas, e exigir solidez a empresas descapital­izadas e mal geridas. O Portugal melhor fica adiado até haver dinheiro.

O PORTUGAL MELHOR FICA ADIADO ATÉ HAVER DINHEIRO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal