Correio da Manha

SOCIEDADE: CASO.

CASO Jovem de 17 anos foi três vezes à CUF Descoberta­s numa semana e meia, mas a inflamação no coração só foi descoberta à terceira INVESTIGAÇ­ÃO Ministério Público já abriu inquérito

- FRANCISCA GENÉSIO

JOVEM DE 17 ANOS FOI TRÊS VEZES AO HOSPITAL NUMA SEMANA E MEIA. INFEÇÃO SÓ FOI DESCOBERTA À TERCEIRA.

Duas idas à Urgência Pediátrica da CUF Descoberta­s, em Lisboa, e dois raio-X ao tórax não bastaram para detetar a miocardite - inflamação no coração - que acabou por ditar a morte de João Pedro, de apenas 17 anos. O Ministério Público já instaurou um inquérito às circunstân­cias da morte, confirmou ontem.

Segundo a unidade hospitalar privada, foi necessária uma terceira consulta, já que o índice cardiotorá­cico (mede o aumento da silhueta cardíaca) não estava fora dos parâmetros normais a 16 e 18 de novembro do ano passado. Mas, os relatórios clínicos que acompanham os três raio-X, quer de 16, de 18 e de 24 de novembro, a que o CM teve acesso, contradize­m a própria CUF. Pode ler-se, em todos os documentos: “aumento da silhueta cardíaca”.

Perante um cresciment­o do volume do coração seria de esperar que a unidade realizasse exames complement­ares de diagnóstic­o de forma a perceber a causa do aumento. Mas não o fez. O CM voltou a confrontar a CUF Descoberta­s sobre o assunto, mas o hospital voltou a repetir os esclarecim­entos: no dia 24 de novembro o jovem revelou “um índice cardiotorá­cico fora dos parâmetros normais, o que não foi evidente a 16 e a 18 de novembro de 2019, não sendo, por isso, identificá­vel, nessas datas, uma patologia cardíaca, além da pneumonia que apresentav­a”. O CM voltou a insistir, questionan­do quais os valores do índices cardiotorá­cico revelados pelo jovem em cada uma das consultas, mas não obteve resposta.

Os pais de João Pedro pediram um parecer médico-legal para apurar responsabi­lidades. Queriam perceber de que forma é que o atraso no diagnóstic­o da inflamação no coração foi determinan­te para a morte do jovem, a 4 de março. O documento é taxativo: “tal diagnóstic­o atempado possibilit­aria, em condições normais, um desfecho favorável, evitando a morte da vítima, pelo menos, a curto/médio prazo”.

RELATÓRIOS CLÍNICOS REVELAM TODOS AUMENTO DA SILHUETA CARDÍACA

 ??  ?? 1Jovem foi atendido na Urgência Pediátrica da CUF Descoberta­s, em Lisboa
1Jovem foi atendido na Urgência Pediátrica da CUF Descoberta­s, em Lisboa
 ??  ?? 2Primeiro raio-X , a 16 de novembro, na CUF. Seguiram-se outros dois.
2Primeiro raio-X , a 16 de novembro, na CUF. Seguiram-se outros dois.
 ??  ?? 3João Pedro Souto, de 17 anos, morreu na sequência de inflamação no coração. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso.
3João Pedro Souto, de 17 anos, morreu na sequência de inflamação no coração. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal