Correio da Manha

ESPECIAL: BASQUETEBO­L.

CINCO HERÓIS QUE VIRARAM LENDA HISTÓRIA Cada cabeça sua sentença. As opiniões dividem-se, mas há cinco nomes que já garantiram um lugar na eternidade: LeBron James, Michael Jordan, Magic Johnson, Kobe Bryant e Kareem Abdul-Jabbar SEGREDO Todas as estrel

- PAULO JOÃO SANTOS

SÃO MUITOS OS HERÓIS QUE A MODALIDADE CRIADA EM 1891 CONHECEU AO LONGO DOS TEMPOS.

Os heróis vão e vêm, as lendas duram para sempre”, afirmou, um dia, Kobe Bryant, um dos jogadores mais talentosos da história do basquetebo­l, que a morte roubou à vida aos 41 anos de idade.

São muitos os heróis que a modalidade - criada em 1891 pelo professor de educação física canadiano James Naismith – conheceu ao longo dos tempos. Mas são muito poucos os que alcançaram o estatuto de lenda. Como Kobe, o ‘Black Mamba’ de 1,98 m, pentacampe­ão da NBA.

LeBron James é o último a entrar no clube restrito dos verdadeiro­s gigantes. Aos 35 anos, o 24 dos LA Lakers é um dos desportist­as mais bem pagos do Mundo (entre salário e patrocínio­s recebe cerca de 150 mil euros por dia) e garantia de sucesso por onde passa, recuperand­o, na última época, o título para Los Angeles, após dez anos de seca. Foi, também, o seu quarto título da NBA.

LEBRON JAMES DEU AOS LAKERS O ÚLTIMO TÍTULO APÓS 10 ANOS DE SECA

“Desde criança que sempre fui um vencedor. Procuro melhorar todos os dias, ajudar os meus companheir­os de equipa, mas o meu objetivo final é apenas um: ganhar a NBA”, confessa LeBron, do alto dos seus 2,06 m. Uma ambição partilhada por todos os que conquistar­am a imortalida­de, tal como a consciênci­a de que é preciso trabalhar muito para lá chegar. “O talento nunca é suficiente. Com raríssimas exceções, os melhores jogadores são os que mais trabalham e se esforçam”, lembra Magic Johnson, outra lenda, hoje com 61 anos. “Na vida, há vitórias e derrotas. O que nunca é aceitável é desistir”, acrescenta Magic, que continua a considerar Michael Jordan, vencedor de seis títulos da NBA, o melhor jogador de todos os tempos. “Mas LeBron vai a caminho”, avisa.

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer”. É provável que Michael Jordan estivesse a pensar nele quando proferiu esta frase.

E tem razões para isso. Jordan “fazia acontecer” em todos os jogos, em todas as jogadas, em todos os roubos de bola, em todos os lançamento­s. “Acho que Deus se disfarçou de Michael Jordan”, comentou, em certa ocasião, Larry Bird, rival dos Boston Celtics. É a lenda das lendas, mesmo que “um homem só, por mais brilhante que seja, não faça uma equipa”, nas palavras sábias de Kareem Abdul-Jabbar, o ma i o r ma r c a d o r d a N B A (38 387 pontos). “Tive êxito suficiente para duas vidas. Êxito feito de talento, mas a que se junta trabalho duro e sorte”, diz o mítico jogador dos Miwaukee Bucks e LA Lakers, um gigante de 2,18 m.

LeBron, Magic, Jordan, Abdul-Jabbar, Kobe. Cinco nomes, cinco lendas, um lugar na eternidade.

 ??  ?? MICHAEL JORDAN
MICHAEL JORDAN
 ??  ?? KAREEM ABDUL-JABBAR
MAGIC JOHNSON
KAREEM ABDUL-JABBAR MAGIC JOHNSON
 ??  ?? LEBRON JAMES
LEBRON JAMES
 ??  ?? KOBE BRYANT
KOBE BRYANT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal