Correio da Manha

País de Gales impõe confinamen­to total por duas semanas

HOSPITAIS Unidades de Cuidados Intensivos sem capacidade para receber mais doentes

- M.V. COM AGÊNCIAS

O País de Gales decidiu impor um confinamen­to nacional temporário de cerca de duas semanas, a partir desta sexta-feira e até 9 de novembro, numa tentativa de controlar a pandemia da Covid-19 antes do inverno. É o primeiro país na Europa a voltar a impor um confinamen­to total desde o início da pandemia.

O primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, anunciou que a medida vai ser “curta, mas profunda, para ter o impacto que o país precisa”, acrescenta­ndo que se o governo “não agir agora” os números vão continuar a aumentar.

Drakeford afirmou, ainda, que as medidas são essenciais, visto que as unidades de Cuidados Intensivos do país já estão sem capacidade para receber mais doentes.

Durante o confinamen­to temporário, todas as pessoas devem ficar em casa, sendo que só os trabalhado­res de serviços essenciais vão poder sair das suas habitações. O comércio não essencial, incluindo o setor da restauraçã­o, vai ser encerrado, assim como os l ocai s de culto. O chefe do governo anunciou, ainda, um fundo de 330 milhões para apoiar os negócios afetados pelas novas medidas. Depois da primeira semana de confinamen­to, que vai coincidir com as férias intercalar­es, as escolas p r i már i a s e u n i v e r s i d a d e s vão reabrir. As escolas secundária­s só vão funcionar parcialmen­te.

PRIMEIRO PAÍS DA EUROPA A REGRESSAR À FORMULA DA PRIMEIRA VAGA

 ??  ?? Mark Dr a k e - ford, primeiro-ministro galês, diz que se o país não agir agora os números vão continuar a aumentar. Apoio de 330 milhões de euros para apoiar os negócios mais afetados pelas novas medidas
Mark Dr a k e - ford, primeiro-ministro galês, diz que se o país não agir agora os números vão continuar a aumentar. Apoio de 330 milhões de euros para apoiar os negócios mais afetados pelas novas medidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal