Correio da Manha

Inventam filhos e recebem 31 mil €

ABONOS Casal enganou a Segurança Social durante oito anos

- LILIANA RODRIGUES

Durante oito anos, inventaram os nascimento­s de quatro filhos para receberem subsídios da Segurança Social no valor de cerca de 31 mil euros. O casal apoderou-se ainda dos códigos de uma filha, já adulta, e do marido para aceder à plataforma da Segurança Social na internet e ficar também com as prestações sociais relativas aos dois netos, sem conhecimen­to dos pais das crianças, no valor de 6693 euros.

No total, entre 2011 e 2019, o casal burlou a Segurança Social em 37 658 euros e por isso está acusado de quatro crimes de burla tributária e de dois crimes de falsidade informátic­a pelo Ministério Público de Braga.

Os arguidos “forjaram declaraçõe­s médicas e certidões de assento de nascimento, que a pr e s e nt a r a m nos s e r vi ç os da Segurança Social, elementos com base nos quais lhes foram atribuídas diversas prestações, como abono de família, abono pré-natal e subsídio parental exclusivo do pai”, afirma ainda a acusação do Ministério Público.

Mais: além de receberem subsídios a que não tinham direito, conseguira­m fazer constar as quatro crianças inexistent­es no pedido de Rendimento Social de Inserção (RSI) e por isso receberam um valor de RSI ainda mais elevado do que aquele a que tinham direito.

No que toca aos subsídios dos dois netos, o casal utilizou os códigos da filha e do genro para inserir no sistema os dados das próprias contas bancárias, a que só eles tinham acesso, como destino dos abonos que os netos tinham direito a receber.

USARAM CÓDIGOS PARA FICAR COM SUBSÍDIOS DOS DOIS NETOS

 ??  ?? Casal está acusado de quatro crimes de burla tributária e de dois crimes de falsidade informátic­a
Casal está acusado de quatro crimes de burla tributária e de dois crimes de falsidade informátic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal