Correio da Manha

PJ com falta de meios na luta à corrupção

CERIMÓNIA Diretor-nacional assume falta de inspetores e peritos para dar rapidez aos processos mais complexos, mas recusa abandonar combate “essencial para o estado de direito”

- CLÁUDIA MACHADO* *COM LUSA

Ac o me mor a ç ã o d o s 7 5 anos da Polícia Judiciária, cuja cerimónia decorreu ontem na sede da instituiçã­o, em Lisboa, serviu de palco a um alerta: os inspetores e peritos são poucos para combater, com rapidez, a corrupção. “Apesar de ainda haver insuficiên­cia de meios e recursos humanos, deixando muitas vezes processos por concluir a tempo e horas, não desistirem­os de estar na primeira linha desse combate essencial para o estado de direito”, afirmou Luís Neves, diretor-nacional da PJ.

“O País não é corrupto, as instituiçõ­es não são corruptas. Há corruptos, sim, e a esses é pre

100 NOVOS INSPETORES DEVEM INICIAR FUNÇÕES NO PRÓXIMO VERÃO

ciso responder com investigaç­ões, acusações e julgamento­s”, sublinhou Luís Neves, reconhecen­do que “há um arrastar no tempo que não é desejável” em casos particular­mente complexos, envolvendo corrupção, crimes financeiro­s, branqueame­nto de capitais e cibercrime, entre outros. Para os combater, são precisos “peritos”, que a PJ “está já a recrutar”. Os 100 novos inspetores, cujo ingresso na força policial foi adiado devido à Covid-19, “chegarão no próximo verão”.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, presente na cerimónia, reconheceu também que o combate a estes crimes não dispensa a necessidad­e de investimen­to e mais meios e revelou que vai ser aberto ainda este ano um concurso para 30 especialis­tas em investigaç­ão financeira. Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que a PJ precisa de “meios capazes, atualizado­s, operaciona­is e eficazes”. O Presidente da República condecorou ainda a PJ com a Ordem do Infante D. Henrique.

 ??  ?? Marcelo Rebelo de Sousa entregou a Luís Neves, diretor-nacional da PJ, a medalha da Ordem do Infante D. Henrique
Marcelo Rebelo de Sousa entregou a Luís Neves, diretor-nacional da PJ, a medalha da Ordem do Infante D. Henrique

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal