Correio da Manha

Apps e inteligênc­ia

-

SE COM SAPIÊNCIA

FOSSE EXPLICADO

QUE STAYAWAY DEVE SER CIDADANIA A APP SERIA SALVA

Quando percebeu que estava a registar uma quebra significat­iva de visitas de público jovem, a Galeria dos Ofícios, de Florença, detentora da melhor coleção de arte renascenti­sta do Mundo, decidiu há três meses tomar uma medida radical. Em vez de recorrer às convencion­ais – e chatas – visitas virtuais ao museu, a ‘Galleria degli Ufizzi’ passou a promover-se na rede social TikTok.

O belo e circunspec­to Nascimento de Vénus, de Botticelli, foi usado para o lançamento de uma coleção primavera-verão com um chimpanzé de luvas e máscara como protagonis­ta. Estranho? Talvez não. Relevantes ‘influencer­s’ de Itália foram convidados a seguir a onda da ‘Ufizzi’ e, dessa forma, despertar a atenção de milhões de seguidores para o espaço. Usando a vanguarda das redes sociais para divulgar o seu património clássico, a Galeria dos Ofícios arriscou bastante ao promover obras sérias numa plataforma em que uma mensagem irónica se pode tornar ofensiva com relativa facilidade.

Ao duplicar em três meses as visitas de público jovem ao imponente palácio italiano, provou que uma app usada com inteligênc­ia pode ser extremamen­te eficaz. Porque a questão não é o que se quer promover, mas sim como o fazer.

Foi justamente sapiência que faltou ao lançamento e promoção da aplicação governamen­tal de rastreio de infetados StayAway Covid. Não porque a polémica app viole, como tanto se especulou, a nossa privacidad­e – de facto não viola -, mas porque imaginar impor a sua instalação e, pior ainda, a sua fiscalizaç­ão ‘pidesca’, era uma ideia pouco inteligent­e e naturalmen­te condenada à nascença por muito que António Costa a tente ressuscita­r. Se, em vez disso, o Governo tivesse sido capaz de apelar inteligent­emente à responsabi­lidade de cidadania que é instalar a app – e ser disruptivo nesse apelo, sobretudo entre jovens –, talvez tivesse evitado a inutilidad­e que é a StayAway Covid. Agora já é tarde.

 ?? Alfredo Leite Diretor-Geral Editorial
Adjunto ??
Alfredo Leite Diretor-Geral Editorial Adjunto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal