Correio da Manha

POLÍTICA: EUTANÁSIA. DEPUTADOS VÃO CHUMBAR A PROPOSTA PARA UM REFERENDO. BANCADA DO PSD TEM LIBERDADE DE VOTO.

ESQUERDA Maioria diz que Parlamento deve assumir responsabi­lidades perante tema complexo PSD Bancada social-democrata com liberdade de voto, após divisão na votação dos projetos de lei

- WILSON LEDO

Os deputados vão chumbar a proposta para um referendo sobre a eutanásia. O CM apurou que existe uma maioria parlamenta­r clara para impedir a consulta popular: PS, BE, PCP e PAN confirmara­m o bloqueio à iniciativa apresentad­a por cidadãos. Já o PSD dará liberdade na votação marcada para esta sexta-feira.

No debate de amanhã, os partidos à esquerda vão argumentar que “direitos fundamenta­is” como a vida ou a morte não devem ser referendad­os. “Estamos perante uma matéria muito complexa”, resume a socialista Isabel Moreira. A responsáve­l pelo texto de consenso da nova lei admite, contudo, que poderão existir vozes dissonante­s na bancada do PS.

Já a rutura da bancada social-democrata na última votação sobre a eutanásia pesou na decisão do PSD em dar liberdade de voto nesta matéria. “Temos de olhar a diversidad­e. São questões muito sensíveis e delicadas”, admite ao CM o líder parlamenta­r Adão Silva.

“Esta matéria exige perfeição e rigor, para os quais só o Parlamento tem condições”, completa José Manuel Pureza, referindo que toda a bancada chumbará um referendo. Também o PCP votará no mesmo sentido, apesar de ser contra a despenaliz­ação da morte assistida. “A Assembleia da República deve assumir as suas responsabi­lidades e não as delegar aos cidadãos”, diz o deputado António Filipe.

Já a líder parlamenta­r do PAN, Inês de Sousa Real, lembra o trabalho “aprofundad­o” nesta matéria ao longo dos últimos meses para justificar o chumbo dos ecologista­s. “Não faz sentido fazer tábua rasa”, explica.

Claramente contra a eutanásia, o CDS-PP será o único grupo parlamenta­r a votar a favor do referendo. Encarando-o como “instrument­o de resistênci­a”, o líder parlamenta­r Telmo Correia recorda que a questão não fazia parte de nenhum programa eleitoral e lamenta que tenha sido discutida “à pressa”.

CENTRISTAS SÃO ÚNICO GRUPO PARLAMENTA­R A QUERER UM REFERENDO

 ??  ?? Rui Rio dará liberdade de voto à bancada social-democrata, evitando assim novas cisões no seio do partido
Rui Rio dará liberdade de voto à bancada social-democrata, evitando assim novas cisões no seio do partido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal