Correio da Manha

Autarquia gasta 75 mil € para vencer 7 Maravilhas

REVOLTA Bloco de Esquerda e Juventude Socialista denunciam despesa em votos por telefone SITE Documento publicado online revela contrato feito com operadora de telecomuni­cações

- ANA ISABEL FONSECA

ACâmara Municipal da Trofa está a ser acusada de gastar quase 75 mil euros em votos telefónico­s para eleger os Santeiros de S. Mamede de Coronado como uma das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’, um concurso exibido na RTP. A denúncia foi feita pelo Bloco de Esquerda e pela Juventude Socialista, tendo o contrato, efetuado com uma operadora de telecomuni­cações, sido publicado nas redes sociais.

CÂMARA ACUSADA DE “BATOTA” E DE DESPENDER UM VALOR “VERGONHOSO”

O contrato foi celebrado no dia 19 de agosto, por um período de 19 dias, com a indicação de que se destinava à “aquisição de serviços para reforço da votação e promoção dos Santeiros de S. Mamede de Coronado”, no âmbito do referido concurso. A 5 de setembro, os Santeiros de São Mamede de Coronado foram mesmo eleitos como uma das 7 Maravilhas. Trata-se da produção de imagens religiosas em madeira, arte que começou no século XIX.

Apesar de celebrado em agosto, o contrato apenas foi publicado no site base.gov - plataforma onde são inseridos os contratos públicos - no passado dia 21 de setembro.

“O Bloco de Esquerda da Trofa considera que este gasto com chamadas telefónica­s totalmente desnecessá­rias, mais que uma má despesa, um insulto deste executivo a todos os trofenses”, diz o Bloco de Esquerda da Trofa, num comunicado na sua página do Facebook, afirmando mesmo que se trata de uma “batota”e que em tempo de pandemia este é um custo “abjeto e vergonhoso”.

O Correio da Manhã contactou o gabinete de comunicaçã­o da Câmara da Trofa e pediu esclarecim­entos sobre estas acusações. Até ao fecho desta edição, não foi recebida qualquer resposta sobre este assunto.

 ??  ?? 1Sérgio Humberto, presidente da Câmara, à direita, aqui em promoção aos Santeiros de S. Mamede de Coronado 2 Contrato publicado na net e com sublinhado­s do Bloco
1Sérgio Humberto, presidente da Câmara, à direita, aqui em promoção aos Santeiros de S. Mamede de Coronado 2 Contrato publicado na net e com sublinhado­s do Bloco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal