Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Formar ou modelar em gesso, barro ou outra matéria plástica. Ausência de guerra, de dissensões. 2. Parvoíce. Discurso. 3. Contr. da prep. em com o art. def. a. Quinta vogal (pl.) Acertar as paveias ou gavelas dos cereais para as atar (prov.). Ter a natureza de. 4. Afia no rebolo.

Atar as mãos de. 5. Que está no fim, que está na última parte. Quadrúpede ruminante que tem gibas sobre o dorso. 6. Inclinação da alma e do coração. Reduzir a cinzas. 7. Carta do baralho que representa uma mulher. Exame ou prova em que as perguntas e as respostas são faladas e não colocadas por escrito. Cólera. 8. Além disso. Tipo de roupão que se usa por cima do vestuário para o proteger. Ave palmípede, espécie de pato. 9.

Ser indulgente. Feiticeiro. 10. Permutar. Predestina­r, determinar a sorte de. 11. Separar em partes. Prurido. 12. A pessoa ou coisa masculina de que se fala. Elemento químico metaloide, sólido, com o símbolo I. Sétima nota da escala musical. Arsénio (s. q.). 13. Prescrição do poder legislativ­o cujo cumpriment­o visa a organizaçã­o da sociedade. Lançar em crédito de. 14. Altar cristão. Cheiro caracterís­tico do mar, na vazante.

VERTICAIS

1. Que está bem nutrido ou luzidio pela gordura. Tira de couro a que o cão vai preso. 2. Tratar com mimo. Tornar a ler. 3. Tratamento que se dá na China a certas pessoas. Formação de uma palavra cujo som tenta imitar ou reproduzir o que significa. 4. Lisonjeara servilment­e. Casa coberta de colmo, geralmente circular, usada por índios brasileiro­s para habitação de uma ou mais famílias. 5. Planta de fibra têxtil da família das Amarilidác­eas. Fome (pop.). 6. Molibdénio

(s. q.). Peça retangular de lã ou de algodão, que serve de agasalho e se estende na cama sobre os lençóis. 7. Peixe da família dos escômbrida­s da ordem dos acantopter­ígios. Enfurecer. O mesmo.

8. Cidade capital da Letónia, nas margens do rio Duína. Parte gordurosa do leite que forma película à superfície. Largura, circunferê­ncia, espaço redondo. 9. Tornar sem efeito (fig.). Caminhar.

10. Ir ou estar de férias. Haste de madeira. 11.

Mulher que cria uma criança, amamentand­o-a ou não. Desejarias. 12. Futuro. Graceja. 13. Lugar de muita areia. Propriedad­e rústica. 14. Raposo. Mulher apaixonada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal