Correio da Manha

DESCIDA DO IVA DÁ POUPANÇA NA CONTA DA LUZ

- RAQUEL OLIVEIRA

Ataxa de IVA na eletricida­de vai baixar a partir d e a ma n h ã p a r a u ma parte do consumo das famílias, cinco meses depois de Bruxelas ter dado “luz verde” à descida do imposto.

A poupança, numa fatura média de 38 euros, é de cerca de 1,50 por mês, com a tarifa do mercado regulado.

Um agregado familiar a residir numa casa com uma potência contratada até 3,45 kVA, a mais baixa para uma habitação, e um consumo mensal de 160 kWh vai pagar em dezembro 36,43 euros, poupando 1,49 euros, de acordo com cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s (ERSE).

O impacto é ligeiramen­te menor no caso de uma família com uma potência contratada de 6,90 kVA e que tenha um consumo médio de 250 kWh: a poupança mensal é de 1,48 euros, pagando a partir do próximo mês 60,93 euros.

A aplicação de uma taxa intermédia de 13% a uma parte do consumo mensal das famílias (até 100 kWh) a partir de amanhã está limitada a uma potência contratada de 6,90 kVA e deixa de fora a tarifa de acesso às redes, uma componente fixa da fatura, esclarece o próprio decreto-lei.

As famílias numerosas também terão de aguardar por março de 2021 para beneficiar de um desconto maior na sua fatura.

Com esta redução parcial, a fatura da eletricida­de conta com três taxas de IVA - 6%, 13% e 23% - além do Imposto Especial sobre o Consumo. Por fim, ainda é aplicada uma taxa para a Direção-Geral de Energia e a contribuiç­ão audiovisua­l, que financia a RTP.

Ou seja, se já não era fácil c o mpreender a s f a t ur a s de energia, agora a interpreta­ção vai ficar ainda mais complexa. Para ajudar os consumidor­es a compreende­r as mudanças, a ERSE disponibil­iza um documento em que explica de que forma é aplicada a redução da taxa de IVA .

FATURA DA ELETRICIDA­DE TEM TRÊS TAXAS DE IVA E MAIS TRÊS EXTRAS

REDUÇÃO

Parte do consumo mensal das famílias vai beneficiar de uma taxa intermédia

de 13%

LIMITES

O desconto é aplicado apenas às residência­s com potência contratada de 6,90 kVA

 ??  ??
 ??  ?? A descida do IVA será já aplicada na fatura da energia do próximo mês de dezembro
A descida do IVA será já aplicada na fatura da energia do próximo mês de dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal