Correio da Manha

47 MIL PEDEM APOIO PSICOLOGIC­O

→ IDOSOS entre os primeiros a receber vacina. Conheça o plano

- VANESSA FIDALGO

OUTUBRO FOI O MÊS EM QUE A LINHA DO SNS ATENDEU MAIS PESSOAS

39 ANO SÉ A IDADE MÉDIA DE QUEM RECORREU AO WWW.ACALMA.ONLINE

ALinha de Aconselham­ento Psicológic­o (LAP), disponível no serviço SNS24 desde 1 de abril, atendeu, até ao início de novembro (dia 3), um total de 47 248 chamadas de pessoas em situação de fragilidad­e emocional provocada pela pandemia de Covid-19. Deste total de chamadas, 3779 foram efetuadas por profission­ais de saúde. Até à data, outubro foi o mês que registou mais atendiment­os: cerca de 7649 chamadas, seguindo-se setembro, com aproximada­mente 7 mil chamadas atendidas.

A Linha de Atendiment­o Psicológic­o do SNS24 integra um conjunto de iniciativa­s promovidas pelo Ministério da Saúde destinadas a minimizar os impactos da pandemia na saúde mental dos portuguese­s. Outras medidas, no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental, passaram, por exemplo, pela criação de núcleos nos centros de saúde para responder a casos de ansiedade, insónias e depressão.

Já o programa de consultas de apoio psicológic­o à distância lançado pela Santa Casa da Misericórd­ia a nível nacional – www.acalma.online – funcionou entre entre abril e junho e acompanhou 142 pessoas. Destas, cerca de 27 (23% dos pacientes) beneficiar­am de duas a seis consultas. A média de idades das pessoas apoiadas foi de 39 anos (a mais nova tinha 17 anos e a mais velha 74) e 68% dos apelos partiram de mulheres. Segundo a Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa, 67% dos pacientes tinham o ensino superior; 67% encontrava­m-se empregados (a tempo inteiro, parcial ou misto); 19% dos atendiment­os foram feitos a pessoas em situação de desemprego; e 11% a estudantes.

No que toca ao diagnóstic­o feito pelos técnicos envolvidos, à data da primeira consulta online, 62,7% encontrava-se num nível de gravidade ‘moderado’ e 24,6% em estado grave .

Também a linha gratuita SOS Criança recebeu 1778 pedidos de ajuda entre os meses de janeiro e setembro. Já entre março e maio, as chamadas praticamen­te que duplicaram: foram recebidas 770, mais 300 do que em período homólogo do ano passado.

 ??  ?? Serviço está integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 24 24
Serviço está integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 24 24

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal