Correio da Manha

Aumentam crimes com recurso a faca

PREOCUPAÇíO Mais homicídios qualificad­os e tentados, roubos e uso na violência doméstica

- SÉRGIO A. VITORINO

Os crimes cometidos com uso de armas brancas aumentaram em Portugal nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com dados enviados ao CM pela Polícia Judiciária e pela GNR, subiu o uso de facas em casos de homicídios qualificad­os, homicídios tentados e algumas categorias de roubo, bem como na violência doméstica (ver infografia).

A PSP não quis disponibil­izar dados, alegando serem crimes “de nem sempre simples contextual­ização”. Fontes policiais ouvidas pelo CM assinalam que o aumento do uso de armas brancas em crimes será ainda mais expressivo nas áreas patrulhada­s pela PSP, por serem urbanas e haver um incremento do uso de facas em ajustes de contas entre grupos rivais.

De resto, tal como o CM já noticiou, na área da PSP de Lisboa, no primeiro semestre do ano (e apesar do longo confinamen­to nesse período devido à Covid-19), houve uma subida dos crimes com facas, incluindo agressões e homicídios. Na área da Grande Lisboa, com dois milhões de habitantes e muitos bairros sensíveis e atividades de gangs, a PSP assumiu no primeiro semestre 259 roubos envolvendo armas brancas (mais 39 que em 2019). E apreendeu 489 facas associadas a crimes (mais 233, +91%). Nos primeiros nove meses, a GNR também apreendeu mais armas brancas (465). A PJ apanhou 89.

PSP NÃO DISPONIBIL­IZA DADOS MAS É NA SUA ÁREA QUE HAVERÁ MAIS CASOS

 ??  ??
 ??  ?? GNR apreendeu mais armas brancas nos primeiros nove meses deste ano
GNR apreendeu mais armas brancas nos primeiros nove meses deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal