Correio da Manha

QUATRO GUARDAS DO ESTABELECI­MENTO DE PAÇOS DE FERREIRA FACILITAVA­M A ENTRADA DE DROGA.

ACUSAÇÃO Negócio na cadeia de Paços de Ferreira tinha aval de funcionári­os CORRUPÇÃO Além de droga, também negociavam a entrada de telemóveis. Familiares de presos envolvidos

- TÂNIA LARANJO

RECEBIAM À COMISSÃO DEPOIS DA VENDA DENTRO DAS GRADES DA PRISÃO

UM ESTÁ NA CADEIA E OUTROS DOIS ESTÃO COM PULSEIRA ELETRÓNICA

Era um negócio que se fazia quase diariament­e. Os reclusos recebiam droga e telemóveis que eram colocados no Estabeleci­mento Prisional de Paços de Ferreira por, pelo menos, quatro guardas prisionais. Apenas três chegam a julgamento (um deles morreu entretanto) e serão julgados com mais 12 arguidos - nove deles atualmente a cumprirem pena em diversos estabeleci­mentos prisionais do País.

Segundo a acusação que o CM consultou, os arguidos há muito que se dedicavam a este modo de vida. Os contactos entre guardas e familiares de alguns presos eram feitos no exterior da cadeia e era aí que eram entregues os objetos proibidos. Os guardas prisionais e pelo menos um chefe recebiam ‘à comissão’. Não se sabe exatamente quanto, apenas que faziam entrar grandes quantidade­s de droga - a PJ fala mesmo em entregas de 100 gramas de heroína ou de 500 gramas de canábis diariament­e.

Outros dos objetos que os reclusos ‘compravam’ e que eram introduzid­os na cadeia com a conivência dos guardas eram cartões de memória e cartões SIM. Aliás, a utilização dos telemóveis ainda é uma constante, havendo mesmo reclusos que filmam festas e outras atividades e tornam púbicas essas imagens nas suas redes sociais.

Ainda segundo a acusação do Ministério Público, esta rede contava com reclusos que apenas se dedicavam a guardar os objetos obtidos ilegalment­e. Alguns eram guardados em esconderij­os nas celas, havendo também casos em que eram escondidos em áreas comuns.

Os três funcionári­os da cadeia de Paços de Ferreira que chegam a julgamento estão presos. Um está na cadeia anexa à Polícia Judiciária do Porto e outros dois estão em domiciliár­ia.

 ??  ?? Cadeia de Paços de Ferreira,
onde a rede envolvendo guardas prisionais atuou durante anos
Cadeia de Paços de Ferreira, onde a rede envolvendo guardas prisionais atuou durante anos
 ??  ?? Festas nas redes sociais
Festas nas redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal