Correio da Manha

ATUAÇÃO DO MÉDICO QUE OPEROU O ASTRO ARGENTINO ESTÁ A SER INVESTIGAD­A PELA JUSTIÇA.

PROCESSO Justiça investiga conduta negligente na morte de ‘El Pibe’ CASO Polícia faz buscas em casa de médico e apreende material suspeito

- RUTE LOURENÇO

As circunstân­cias da morte de Diego Maradona estão a ser investigad­as e a Justiça argentina ordenou, ontem, buscas à casa e consultóri­o de Leopoldo Luque, o médico pessoal de ‘El Pibe’, e responsáve­l pela delicada cirurgia ao cérebro a que foi sujeito. Foram levados computador­es, o telemóvel e o histórico clínico do craque, que serão agora passados a pente fino para averiguar se houve ou não conduta negligente no acompanham­ento de Diego Maradona, que morreu aos 60 anos na sua casa, em Buenos Aires.

Tinha recebido alta da Clínica Olivos, há cerca de duas semanas, e encontrava-se a recuperar favoravelm­ente. Era seguido pelo médico Leopoldo Luque, mas este terá deixado de acompanhar pessoalmen­te o astro argentino, apenas prescreven­do a medicação por telefone. Na noite da morte de ‘El Diez’ ,aenferm eira que o acompanhav­a declarou que o craque se foi deitar mais cedo do que o habitual, por se encontrar “aborrecido”, e que, pelas 21h30, se negou ao controlo da tensão arterial, medição de temperatur­a, etc. Pelas 22h45, a enfermeira revela que falou com a psiquiatra Agustina Cosachov e que esta lhe disse para não dar os habituais comprimido­s ao ex-futebolist­a porque se encontrava a caminho do local e a medicação

MÉDICO PESSOAL DE MARADONA JÁ FOI JULGADO POR HOMICÍDIO

iria ser alterada após observação do doente. Mas quando lá chegou, pouco antes das 00h00, Maradona já não tinha sinais vitais e as tentativas de reanimação feitas no local não surtiram efeito.

São estas e outras questões, e o que aconteceu no intervalo de tempo em que a enfermeira viu

Maradona e a médica chegou ao local, que a Justiça argentina está a investigar para saber se as suspeitas de homicídio por negligênci­a têm fundamento.

Esta não é a primeira vez que o médico de Maradona está a braços com a Justiça. No passado, enfrentou um julgamento por homicídio, no qual foi absolvido. Era acusado de, em conjunto com os irmãos, ter assassinad­o um vizinho, após discussão.

 ??  ??
 ??  ?? A polícia esteve em casa de Diego Maradona logo após a sua morte
A polícia esteve em casa de Diego Maradona logo após a sua morte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal