Correio da Manha

Natal vai ter limitação no número de pessoas

REUNIÃO › Governo pondera impor um limite máximo de participan­tes em encontros na época natalícia, para evitar o risco de contágio da Covid-19 VIAGENS › Restrição na circulação entre os concelhos de risco mais elevado está também em análise

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

OGoverno está a ponderar limitar o número de pessoas reunidas no Natal, à semelhança do que estão a fazer vários países europeus. Sobre a mesa está também a forte possibilid­ade de manter as restrições na circulação, pelo menos, entre os concelhos de risco extremamen­te elevado, nos quais existem mais de 960 casos por 100 mil habitantes. Estas medidas têm em vista reduzir o risco de contágio da Covid-19, de forma a evitar um aumento consideráv­el do número de novos casos em janeiro.

A eventual limitação do número de pessoas reunidas no Natal poderá ter como referência a medida em vigor nos restaurant­es: número máximo de seis pessoas por mesa, salvo se pertencere­m ao mesmo agregado familiar. A decisão sobre as medidas a aplicar na quadra natalícia serão tomadas apenas após a reunião do Governo com os especialis­tas de saúde pública no Infarmed, na quinta-feira, onde será analisada a atual situação da crise sanitária e o efeito das medidas em vigor.

Após esse encontro, serão tomadas também as medidas a aplicar no próximo estado de emergência, que deverá ser renovado entre 9 e 23 de dezembro. Sendo o dia 8 de dezembro, segunda-feira, feriado, a Assembleia da República terá de pronunciar-se sobre o próximo estado de emergência já na sexta-feira, 4 de dezembro. Se nesse dia o estado de emergência for aprovado, o executivo reunirá a seguir para aprovar as medidas a executar nesse período. Por isso, as regras a aplicar no Natal deverão ser anunciadas no final desta semana. Quer o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quer o primeiro-ministro, António Costa, já deixaram claro que o Natal deste ano será muito diferente do habitual. Na Europa, vários países vão limitar os encontros de pessoas no Natal, casos da Alemanha ou Espanha.

NOVAS REGRAS SERÃO DECIDIDAS APÓS REUNIÃO COM OS ESPECIALIS­TAS

 ??  ?? O Natal deste ano será condiciona­do no que diz respeito aos ajuntament­os
O Natal deste ano será condiciona­do no que diz respeito aos ajuntament­os
 ??  ?? Os hospitais estão a receber cada vez mais doentes com Covid-19
Os hospitais estão a receber cada vez mais doentes com Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal