Correio da Manha

Bombeiros ainda sem pagamentos

BALANÇO Governo deve pelo menos 12 milhões de euros a corporaçõe­s

- TIAGO VIRGÍLIO PEREIRA

As 33 corporaçõe­s de Bombeiros de Viseu continuam à espera de três milhões de euros de despesas extraordin­árias relativas à época de incêndios. Segundo o presidente da Liga dos Bombeiros Portuguese­s, o mesmo acontece por todo o País. “O Governo deve, no mínimo, 12 milhões de euros aos bombeiros referente ao Dispositiv­o Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020, mas também de 2019”, atira Jaime Marta Soares.

Para as corporaçõe­s, este pagamento seria uma preciosa ajuda num ano difícil. “Não temos informação de corporaçõe­s em rutura, mas o transporte de doentes esteve suspenso, muitos bombeiros estiveram e ainda estão em layoff e houve um acréscimo nas despesas para aquisição dos equipament­os de proteção individual (EPI) contra a Covid-19”, alerta Guilherme Almeida, vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu. “O socorro às populações só não está em risco pela boa vontade e sacrifício dos bombeiros”, diz Marta Soares.

Ao que o CM apurou, os EPI chegam incompleto­s às corporaçõe­s. “Nos fatos que chegam da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil falta sempre alguma coisa. Estamos a gastar cerca de 30 EPI anti-Covid por dia, pois é usar e deitar fora. Hoje, estamos apagar para socorrer”, complement­a um comandante, que pediu o anonimato. Devido à pandemia, muitas associaçõe­s não realizaram peditórios este ano, o que representa mais um corte no orçamento.

EQUIPAMENT­OS CONTRA A COVID-19 CHEGAM AOS BOMBEIROS INCOMPLETO­S

 ??  ?? Operaciona­is ainda não receberam dinheiro das despesas extraordin­árias da época de incêndios deste ano e de 2019
Operaciona­is ainda não receberam dinheiro das despesas extraordin­árias da época de incêndios deste ano e de 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal