Correio da Manha

RESTRIÇÕES PARA O PERÍODO DE NATAL DEVIDO À PANDEMIA DEVEM SER DIVULGADAS AINDA ESTA SEMANA.

ALERTA Direção-Geral da Saúde diz que seria “uma irresponsa­bilidade” dar o Menino a beijar INCERTEZA Igreja ainda não sabe se neste Natal poderão ser celebradas as noturnas Missas do Galo

- SECUNDINO CUNHA

As restrições para o período de Natal, devido à pandemia, devem ser divulgadas pelo Governo ainda esta semana, não se sabendo, portanto, se a Igreja poderá ou não agendar a celebração das Missas do Galo, na noite de 24 para 25. Mas uma coisa é certa: este ano não haverá o tradiciona­l ‘Beijar do Menino’.

Fonte da Direção-Geral da Saúde disse ao Correio da Manhã que, “no contexto atual, seria uma tremenda irresponsa­bilidade pôr os fiéis a beijar uma imagem, uns atrás dos outros, mesmo que o celebrante limpasse a superfície com álcool-gel”.

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública (AMSP), Ricardo Mexia, entende que se trata de “uma questão de bom senso” a não realização dessa tradição católica.

“Eu penso que a Igreja, que tem sido muito responsáve­l no cumpriment­o das medidas sanitárias, vai ter em conta os inegáveis riscos dessa tradição e espero até que, nesse particular e até noutras tradições que possam potenciar contágios, a medida até dure para além da pandemia”, disse Ricardo Mexia.

A decisão de alargar ou não o estado de emergência até às festas de Natal e Ano Novo vai depender, no essencial, da evolução epidemioló­gica dos próximos dias. Por isso, Ricardo Mexia não adianta qualquer previsão nessa matéria.

“Tivemos um cresciment­o muito rápido dos contágios em outubro e novembro, mas, nos últimos dias, tem-se verificado uma estabiliza­ção e até uma ligeira diminuição. É necessário verificar se essa diminuição é ou não consistent­e”, explicou o presidente da AMSP.

Assim, mesmo que se celebre, em mais de 1300 igrejas de todo o País, a Missa do Galo, é certo que não haverá, no final da so

CELEBRAÇÃO DA MISSA DO GALO DEPENDE DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA

PANDEMIA PODE TER DITADO O FIM DA TRADIÇÃO DO ‘BEIJAR DO MENINO’

lene Eucaristia o ‘Beijar do Menino’. E até pode acontecer que a pandemia tenha colocado um fim a essa tradição secular.

A Igreja admite, ao que apurámos, substituir o ‘Beijar do Menino’ por uma “vénia ao Menino”, nos mesmos moldes.

 ??  ?? Segundo f o n t e d a DGS,
realizar este ano a cerimónia do
‘Beijar do Menino’ seria uma “tremenda irresponsa­bilidade”
Segundo f o n t e d a DGS, realizar este ano a cerimónia do ‘Beijar do Menino’ seria uma “tremenda irresponsa­bilidade”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal