Correio da Manha

Lares vacinados em sema

PLANO Doses reservadas para a segunda toma vão ser administra­das ao longo dos próximos dias para chegar a mais idosos NOVO Coordenado­r da vacinação considera possível vacinar 950 mil até ao início de abril

- FRANCISCA GENÉSIO

Todos os utentes e funcionári­os dos lares, de norte a sul de Portugal, que não tenham surtos ativos de Covid-19 ativos vão ser vacinados até ao final da próxima semana. A garantida é dada ao Correio da Manhã pelo coordenado­r da ‘task force’ que definiu os critérios do plano de vacinação em curso. Segundo Francisco Ramos, a aceleração da imunização resulta de uma “melhor gestão” das doses da vacina.

“O armazém central tinha, até agora, reservada a segunda dose de todos, desde o dia que tomaram a primeira. Isto significa que se juntavam três semanas administra­da entre 21 e 42 dias.”

Anteontem, por exemplo, chegaram a Portugal cerca de 48 mil vacinas - metade do que era suposto. A redução nos stocks vai manter-se na ordem dos 16%. “Esta gestão vai permitir-nos vacinar, até ao final da semana, mais 50/60 mil pessoas, comparativ­amente ao modelo anterior e isto permite-nos garantir proteção mais rapidament­e às pessoas mais vulnerávei­s”, acrescenta Francisco Ramos. Mesmo com os atrasos da Pfizer, o coordenado­r do plano de vacinação garante: “Se a vacina da AstraZenec­a for aprovada para a semana e se a Moderna cumprir com as doses contratual­izadas, até ao início de abril conseguire­mos imunizar 950 mil pessoas.” Enquanto não há vacina, há novas medidas para travar a pandemia, que entraram hoje em vigor (ver infografia).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal