Correio da Manha

Juiz manifesta dúvidas quanto à fortuna da mãe

POSIÇÃO Sócrates afirmou que levava para férias dinheiro que a mãe lhe dava, que tinha num cofre em casa FOCO Ivo Rosa afirma que “não se nos afigura credível que alguém tenha dinheiro em casa, sobretudo grandes quantias e por largos períodos”

- DÉBORA CARVALHO

Ojuiz da Operação Marquês não está convicto de que a mãe de José Sócrates herdou uma fortuna. Ivo Rosa afirma que a justificaç­ão avançada por Sócrates de que a mãe lhe dava dinheiro para ir de férias, quantias avultadas que estavam num cofre em casa, “faz com que não mereça credibilid­ade.” O juiz constata que, “pelo menos em setembro de 2013, Maria Adelaide Monteiro estaria em dificuldad­es financeira­s” e que tem um único rendimento regular e mensal: a pensão da Segurança Social de 280 euros.

Quando foi ouvido na fase de instrução, em novembro de 2019, o antigo primeiro-ministro afirmou que a mãe herdara um milhão de contos, o equivalent­e a cinco milhões de euros, do seu avô. As dúvidas de Ivo Rosa sobre essa alegada herança milionária surgiram depois de ter analisado os extratos da conta bancária de Sócrates na altura em que este esteve de férias com Carlos Santos Silva na ilha de Creta, na Grécia, e fez uma viagem ao Brasil, em julho e agosto de 2012.

Ao analisar os estratos bancários, o juiz constatou que o antigo primeiro-ministro, quando esteve na Grécia e no Brasil, não utilizou os seus cartões de débito e crédito. Ou seja, nesses sítios, as despesas “foram pagas com o recurso a numerário que o arguido levou consigo”, refere Ivo Rosa.

Quando foi interrogad­o na fase de instrução, Sócrates afirmou que o dinheiro que levava para férias “eram quantias entregues pela mãe, que esta tinha em casa”. A este propósito, afirma o juiz: “Quanto a esta explicação, atenta a ausência de elementos de prova que a corroborem, nomeadamen­te operações bancárias de levantamen­to efetuadas na conta bancária da sua mãe e ao caráter inusitado da mesma, faz com que não mereça credibilid­ade a justificaç­ão avançada.”

Para que não haja dúvidas quanto a esta matéria, Ivo Rosa sublinha: “Com efeito, não se nos afigura credível que alguém tenha dinheiro em casa, sobretudo grandes quantias e por largos períodos.” O juiz refere que na conta bancária de Sócrates foram creditadas verbas transferid­as pela sua mãe. Por isso, para Ivo

Rosa, Maria Adelaide “quando queria transferir dinheiro para o seu filho fazia-o através do sistema bancário e não através de entregas em numerário”.

Quando foi ouvida como testemunha, em 2017, a mãe de Sócrates disse ter recebido três heranças em 1981, mas, segundo o juiz, “não concretizo­u os montantes em causa e em que é que consistira­m essas heranças”. Ivo Rosa refere que Maria Adelaide “não foi confrontad­a com essas questões e nem foi questionad­a sobre as entregas em numerário feitas ao arguido José Sócrates”.

MÃE DE SÓCRATES SÓ TEM UM RENDIMENTO REGULAR MENSAL: PENSÃO DE 280 €

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal