Correio da Manha

Passes de transporte­s sem aumento em Lisboa

REFORÇO Obras da linha circular ficarão concluídas em 2024 e vão ligar o Cais do Sodré ao Rato com duas novas estações: Santos e Estrela LINHA VERMELHA S. Sebastião vai chegar a Alcântara em 2026

- SALOMÉ PINTO/ /MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO

Uma verdadeira revolução começa hoje nos transporte­s na Área Metropolit­ana de Lisboa, com o lançamento da primeira empreitada que vai fechar a linha verde (circular) com a ligação do Cais do Sodré ao Rato, criando duas novas estações, uma em Santos outra na Estrela, e aumentando a rede. Com um investimen­to superior a 210 milhões de euros, a obra terminará em 2024. “A linha circular é um grande anel construído entre o Cais de Sodré e o Campo Grande, mas é também importante para a expansão dos municípios periférico­s. Estamos a falar em poder colocar metros a passar a cada 3,5 minutos”, diz o ministro Matos Fernandes.

São novas estações e novos comboios. O concurso de 120 milhões de euros para a aquisição de 14 novas composiçõe­s (comboios triplos) foi ganho pelos suíços da Stadler e espera agora o visto do Tribunal de Contas.

Sobre o preço dos passes multimodai­s (de 30 ou 40 euros), João Matos Fernandes diz que o valor é fixado pela Autoridade Metropolit­ana, “mas há todas as condições para que o seu valor se mantenha durante muitos anos”.

As obras que arrancam hoje não vão perturbar a oferta do metro, causando um ligeiro constrangi­mento na estação do Cais do Sodré, que terá uma nova entrada e uma ligação subterrâne­a por baixo da avenida 24 de Julho.

Em 2022, está previsto o início de uma outra expansão que vai ligar S. Sebastião a Alcântara (linha vermelha). São mais quatro quilómetro­s que deverão ficar prontos até 2026, com um investimen­to de 304 milhões, financiado pela bazuca europeia. Para o mi n i s t r o , e s t a é a me l h o r aposta para atrair mais passageiro­s para o metro, para resolver os problemas da mobilidade em Lisboa e a que tem mais potencial para se expandir para os outros concelhos.

TÚNEL VAI PASSAR POR BAIXO DA 24 DE JULHO PARA O CAIS DO SODRÉ

 ??  ?? Milhões de portuguese­s utilizam o Metro diariament­e
Milhões de portuguese­s utilizam o Metro diariament­e
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal