Correio da Manha

Corrida pela Efacec

NEGÓCIO Reprivatiz­ação será decidida “num dos próximos Conselhos de Ministros”. Há 10 propostas

- JOÃO MALTEZ* *COM LUSA

Oministro da Economia, Pedro Siza Vieira, revelou ontem, no decorrer de uma visita à Efacec, em Matosinhos, que a escolha das propostas vinculativ­as apresentad­as, num conjunto de 10, para a reprivatiz­ação da empresa, deverá acontecer “num dos próximos Conselhos de Ministros”.

Segundo o governante, o processo de venda “derrapou sobretudo na primeira fase”, no âmbito da avaliação da empresa, mas disse estar confiante de que será possível fechar o negócio até final do ano. Tanto mais que a Efacec, que se dedica aos setores da energia, da engenharia e da mobilidade, “está a dar lucro”, o que torna mais credível a proposta que os interessad­os possam fazer para a adquirir, frisou Siza Vieira.

A empresa viu 71,73% do seu capital social nacionaliz­ado no ano passado, após a saída de Isabel dos Santos, filha

DECISÃO

2

de julho de 2020 foi o dia em que o Governo aprovou a nacionaliz­ação da Efacec .

do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, na sequência do envolvimen­to do seu nome no escândalo Luanda Leaks.

Quanto ao valor da indemnizaç­ão a Isabel dos Santos, cuja participaç­ão na Efacec foi nacionaliz­ada, o ministro disse apenas que “nos termos da lei foi feita a avaliação da participaç­ão objeto de nacionaliz­ação”, por duas empresas, assegurand­o que o valor das indemnizaç­ões não é muito significat­ivo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal