Correio da Manha

SOCRATES REUNE COM SALGADO EM PLENA OPA A PT

ENCONTRO DESMENTE LEITURA DE IVO ROSA RTP MADEIRA CRIOU CARGO DE DIREÇÃO PARA IRMÃO DE JUIZ

- DÉBORA CARVALHO/TÂNIA LARANJO

TRÊS semanas antes do chumbo da oferta da Sonae

José Sócrates realizou 10 reuniões a sós com Ricardo Salgado, em São Bento, quando era primeiro-ministro. O juiz Ivo Rosa comparou as datas destas reuniões com os dias mais relevantes dos principais eventos da PT, como a OPA da Sonae sobre a PT e a venda brasileira Vivo, e concluiu: “verifica-se que não existe uma proximidad­e temporal entre uns e outros”. Uma das reuniões de Sócrates com Salgado ocorreu em 9 de fevereiro de 2007, três semanas antes da ass e mb l e i a - g e r a l d a P T q u e chumbou a OPA da Sonae, realizada a 2 de março desse ano.

As reuniões de Sócrates e Salgado ocorreram entre 13 de outubro de 2006 e 10 de setembro de 2010. As audiências foram todas realizadas, segundo o antigo primeiro-ministro, a pedido do então líder do BES e do GES.

Quando foi ouvido na fase de instrução, Sócrates afirmou que nessa primeira audiência, em 13 de outubro de 2006, “não foi falada a questão da OPA [da Sonae sobre a Portugal Telecom]”. A Sonae fizera o anúncio preliminar da OPA sobre a PT a 6 de fevereiro de 2006.

Em defesa da posição de que não existe proximidad­e temporal entre as datas das reuniões e os principais eventos da PT, o juiz afirma: “Com efeito, a primeira reunião agendada teve lugar em 13/10/2006, muito depois do início da OPA e muito depois da existência do alegado acordo entre Ricardo Salgado e José Sócrates (segundo a acusação o acordo ocorreu antes de 19 de Maio de 2006). A segunda reunião agendada teve lugar no dia 9/2/2007 e a terceira no dia 10/4/2007, ou seja, entre a data da AG [assembleia-geral] da PT de 2/3/2007”.

Ivo Rosa admite que Sócrates e Salgado poderão ter tido outros encontros ou contactos, mas refere que não existem elemento de prova disso nos autos. O Ministério Público acusou Sal

JUIZ DE INSTRUÇÃO DEIXOU CAIR OS CRIMES DE CORRUPÇÃO DE AMBOS

gado de ter ordenado pagamento do Grupo Espírito Santo (GES) a Sócrates de alegadas luvas de 29 milhões de euros, entre 19 de maio de 2006 e 29 de dezembro de 2020. O juiz considera que não existem indícios de prova desses pagamentos. Por isso, deixou cair os crimes de corrupção de que Sócrates e Salgado estavam acusados.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1José Sócrates foi primeiro-ministro entre março de 2005 e junho de 2011
1José Sócrates foi primeiro-ministro entre março de 2005 e junho de 2011
 ??  ?? Ivo Rosa, juiz de instrução criminal do processo da Operação Marquês
Ivo Rosa, juiz de instrução criminal do processo da Operação Marquês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal