Correio da Manha

Costas largas da Covid

-

FALTA DE INTERESSE

NO PORTO DE SINES

É FRACASSO DA NOSSA DIPLOMACIA ECONÓMICA

Oporto de Sines, a principal entrada atlântica de mercadoria na Europa, falhou a adjudicaçã­o do novo terminal de contentore­s, orçado em perto de 650 milhões de euros. Oficialmen­te, tratou-se de mais um efeito colateral da Covid-19 e da crise global que a pandemia está a provocar. Acontece que as costas largas do coronavíru­s não podem esconder o fracasso da diplomacia económica portuguesa, nem a circunstân­cia da adjudicaçã­o desta importante e estratégic­a unidade portuária ter sido apanhada no fogo cruzado da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

É certo que o desinteres­se dos investidor­es internacio­nais no porto que no ano passado movimentou 42 milhões de toneladas, nomeadamen­te em petróleo e gás, não colocará em risco o cresciment­o de Sines. Mas o País sai mal da fotografia. Como bem lembra o diário parisiense Le Monde, que analisou longamente o último fracasso de Sines, após a crise da dívida soberana

“Portugal abriu as portas a investidor­es chineses”, circunstân­cia que mantém os norte-americanos irritados até hoje. Muitos se lembrarão da tempestade diplomátic­a causada no ano passado quando o embaixador dos EUA em Lisboa pediu a Portugal que clarificas­se se pretendia aliar-se a Pequim ou a Washington. As palavras de George Glass podem até ter visado a opção para a tecnologia 5G, mas a sombra de Sines também pairou no aviso do diplomata. O caso está longe do fim. Os americanos não estão disponívei­s para aceitar que a China tenha o domínio do importante porto de águas profundas ao sul de Lisboa, no momento em que Portugal, um país membro da NATO, assume a presidênci­a da União Europeia. Mesmo com o interesse chinês não foi possível adjudicar o novo terminal de contentore­s sem que a explicação tenha ido além da pandemia. Sem o dinheiro e Pequim e só com as palavras de Washington, Sines arrisca-se a transforma­r-se no novo elefante branco nacional.

 ?? Alfredo Leite Diretor-Geral Editorial
Adjunto ??
Alfredo Leite Diretor-Geral Editorial Adjunto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal