Correio da Manha

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PODEM SER ALIADOS NA HORA DE LUTAR CONTRA A ANSIEDADE.

NOVO Emoções negativas resultam numa respiração mais rápida. Respirar de forma mais lenta e profunda dá sensação de felicidade TÉCNICAS Começar o dia a espreguiça­r-se liberta tensões acumuladas

- FRANCISCA GENÉSIO

Além do benefício para a saúde física, os exercícios de respiração podem ser grandes aliados na hora de lutar contra a ansiedade. Qualquer técnica de relaxament­o ou meditação começa no ato de respirar.

“O ritmo respiratór­io é influencia­do pelo estado emocional, e o estado emocional influencia o ritmo respiratór­io.

Emoções negativas, como medo, ansiedade e raiva, resultam numa respiração mais rápida. Uma modulação consciente da respiração num padrão mais lento e profundo resulta em emoções positivas, como sensação de felicidade, e o oposto também se verifica ”, explica ao CM Amélia Feliciano, pneumologi­sta na Clínica Lusíadas.

Há, por isso, alguns exercícios que podem ajudar a pessoa a estar mais relaxada desde o momento em que acorda.

“Quando acordar eleve os braços acima da cabeça, entrelaçan­do as mãos e alongando os peitorais. Respire lenta e profundame­nte três ou quatro vezes. Espreguice-se, também, duas vezes ou três vezes durante o dia, pois ao esticar os músculos vai libertando tensões acumuladas e aumenta o volume pulmonar em cerca de 50 ml. O espreguiça­r deve incluir o pescoço, a porção superior e lateral do tórax, os peitorais, bem como a flexão e extensão das articulaçõ­es”, recomenda a especialis­ta. Para quem passa várias horas sentado, a trabalhar, a pneumologi­sta aconselha pequenas pausas para alongar a coluna e descontrai­r os ombros. “A postura tem um papel importante na função respiratór­ia. A posição com a cabeça e o pescoço eretos facilita uma boa respiração”, explica Amélia Feliciano.

Pelo menos uma vez por semana é aconselhad­a uma caminhada ao livre, de forma a conseguir realizar ciclos de respiração lenta e profunda. “Quando estiver deitado pode alternar as posições, pois terá influência na ventilação e perfusão pulmonares”, refere.

CAMINHADA AO AR LIVRE FAVORECE RESPIRAÇÃO LENTA E PROFUNDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal