Correio da Manha

PJ TRAVA LAVAGEM DE 24 MILHÕES DE EUROS

OPERAÇÃO Dinheiro com origem em paraísos fiscais transferid­o para contas de empresas nacionais ALERTA Montante apreendido seria usado para aquisição de bens e ativos legítimos

- JOÃO CARLOS RODRIGUES

Uma sucessão de transferên­cias de dinheiro de empresas com sede em paraísos fiscais para as contas de firmas portuguesa­s nas últimas semanas fez soar os alarmes. Em menos de um mês foram detetados 24 milhões de euros de origem suspeita, que seriam lavados em Portugal. Uma operação da Polícia Judiciária, acompanhad­a pelo juiz Ivo Rosa, levou ontem à apreensão do montante e à constituiç­ão de seis arguidos por crimes de burla qualificad­a, branqueame­nto de capitais e fraude fiscal qualificad­a.

JUIZ IVO ROSA PRESENTE NAS BUSCAS QUE FIZERAM SEIS ARGUIDOS

Segundo o CM apurou, os arguidos são responsáve­is por empresas de consultado­ria e gestão de fundos ou advogados, todos portuguese­s, que participav­am no esquema.

A investigaç­ão ainda está no início, mas não há dúvidas de que se trata de uma operação de branqueame­nto de capitais que usou as contas de empresas offshore em bancos nacionais. Por determinar está o crime inicial , mas é certo que a origem dos 24 milhões é ilícita.

De acordo com o jornal ‘Expresso’, que cita fontes da PJ, Portugal serviu para a circulação e também para a integração dos 24 milhões porque o dinheiro iria servir para aquisição de bens ou ativos perfeitame­nte legítimos.

Em comunicado, a PJ afirma que “a investigaç­ão prossegue, no sentido de determinar, com rigor, todas as condutas criminosas e o respetivo alcance”. Esta investigaç­ão está a ser conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção e partiu de um alerta das Unidades de Informação Financeira das entidades bancárias.

 ??  ?? Dinheiro de origem suspeita era depositado em contas bancárias em Portugal para simular que tinha origem legítima
Dinheiro de origem suspeita era depositado em contas bancárias em Portugal para simular que tinha origem legítima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal