Correio da Manha

‘REI DA NOITE’ DE GUIMARÃES PRESO POR MATAR ELETRICIST­A À PANCADA

Fernando Ferreira, de 63 anos, foi barbaramen­te agredido e atirado ao rio Ave. O corpo foi encontrado 14 dias depois Furto de cem mil euros terá estado na origem do crime. Polícia Judiciária do Porto deteve ontem os dois suspeitos

- FÁTIMA VILAÇA/TÂNIA LARANJO

Ocofre da moradia onde vivia Toni do Penha, um conhecido empresário da noite de Guimarães, foi roubado em finais de 2019. A porta da caixa-forte terá sido aberta com uma rebarbador­a e do interior desaparece­ram mais de cem mil euros. O furto aconteceu poucas semanas após Fernando Joaquim Ferreira, um eletricist­a de 63 anos, de Guimarães, conhecido pela alcunha de ‘Conde’, ter feito trabalhos na moradia, em Sande S. C l e ment e . P e n h a t e r - s e - á convencido de que ‘Conde’ foi o autor do furto e jurou vingar-se dele.

Atraiu o amigo de longa data para um encontro num restaurant­e junto à vila das Taipas, no dia 8 de janeiro do ano passado. Com a ajuda de outro homem de confiança, atacou ‘Conde’, agredindo-o a t é à morte. Atiraram depois o corpo ao rio Ave, na pr a i a f l uvi a l de Briteiros.

Toni do Penha, de 70 anos, e José Ferreira, de 40, foram ontem detidos pela Polícia Judiciária do Porto. Estão indiciados pelo homicídio do eletricist­a. São hoje presentes a juiz no Tribunal de Guimarães. Arriscam prisão preventiva.

O empresário da noite era, desde o início, o principal suspeito do misterioso desapareci­mento e, mais tarde, da morte de ‘Conde’. A investigaç­ão começou nas margens do rio, junto à casa de Toni do Penha, com quem a vítima disse que iria encontrar-se naquela noite. Toni chegou a ser ouvido pela Judiciária, mas negou ter visto o homem de quem era amigo há mais de 30 anos.

A família de ‘Conde’ não esconde o choque. “Se há algo que posso dar como certo é que o meu pai jamais roubaria um cêntimo a quem quer que fosse”, disse ao CM um dos filhos da vítima.

FAMÍLIA REVOLTADA COM SUSPEITAS DE ROUBO: “O MEU PAI NÃO ERA CAPAZ”

DUPLA RESPONDE POR CRIMES DE HOMICÍDIO E FURTO. ARRISCA CADEIA

 ??  ??
 ??  ?? 1 Eletrici st a desaparece­u em janeiro do ano passado e o mistério da sua morte foi ontem esclarecid­o
2 Toni do Penha, de 70 anos, acabou detido
3 Fernando Ferreir a, conhecido por ‘Conde’, tinha 63 anos. Foi morto à pancada
1 Eletrici st a desaparece­u em janeiro do ano passado e o mistério da sua morte foi ontem esclarecid­o 2 Toni do Penha, de 70 anos, acabou detido 3 Fernando Ferreir a, conhecido por ‘Conde’, tinha 63 anos. Foi morto à pancada
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Cadáver localizado no rio, a menos de dois quilómetro­s de onde foi atirado
Cadáver localizado no rio, a menos de dois quilómetro­s de onde foi atirado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal