Correio da Manha

Funcionári­a do SEF auxilia terrorista

ARGUIDA Ajudou Ammar, o mais velho dos irmãos, com documentos

- SÉRGIO A. VITORINO

Uma funcionári­a do Gabinete de Asilo e Refugiados do SEF foi constituíd­a arg u i d a p o r a u x i l i a r A mmar Ameen - o mais velho dos dois irmãos iraquianos detidos a semana passada pela PJ por pertencere­m ao grupo terrorista Daesh - a renovar a Autorizaçã­o de Residência Provisória em Portugal, que estava em vias de caducar. O SEF garante ao CM que “tem vindo a prestar toda a colaboraçã­o solicitada pelas autoridade­s judiciária­s” na investigaç­ão “de crimes de terrorismo internacio­nal por parte de quem terá alegadamen­te beneficiad­o de favores de uma assistente técnica do SEF”.

A mulher, que já não está no referido gabinete, será amiga da namorada portuguesa de Ammar, de 34 anos, e foi apanhada em vigilância­s da PJ num encontro com o suspeito de terrorismo a 5 de março passado no jardim Constantin­o, Lisboa. Tinha documentos para Ammar assinar, o que fez, numa atuação à revelia dos procedimen­tos do SEF. Em causa poderá ter estado um favor à namorada de Ammar, que é ativista pelos refugiados e a sensibiliz­ou para o caso. O local de trabalho da funcionári­a do SEF foi alvo de buscas e o computador e telemóvel apreendido­s.

O SEF adianta ao CM que não foi ainda “notificado das acusações em causa”, mas que o seu diretor nacional pediu “informação às autoridade­s judiciária­s” no sentido de “avaliar a situação processual da funcionári­a, para, de seguida, determinar a eventual abertura do respetivo processo disciplina­r”.

Ammar e o irmão Yasser, de 32 anos, estão em prisão preventiva. Estão em Portugal desde 2017 e desde essa altura que há alertas de que integraram o Daesh em Mossul. Apesar disso, Yasser chegou a servir, num restaurant­e, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e outras figuras de Estado.

SERVIÇO ASSEGURA ESTAR A COLABORAR E AVALIA PROCESSO DISCIPLINA­R

 ??  ??
 ??  ?? 1António Costa foi servido em 2018 por Yasser, que já estava a ser monitoriza­do pela PJ, SIS e SEF 2 Yasser tem 32 anos 3 Ammar é instável e perigoso
1António Costa foi servido em 2018 por Yasser, que já estava a ser monitoriza­do pela PJ, SIS e SEF 2 Yasser tem 32 anos 3 Ammar é instável e perigoso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal