Correio da Manha

Líder do Supremo arrasa Bolsonaro

TENSÃO Luiz Fux avisa presidente de que incorre num crime de responsabi­lidade, passível de destituiçã­o, se desobedece­r ao Tribunal

- DOMINGOS GRILO SERRINHA CORRESPOND­ENTE BRASIL

Opresident­e do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Luiz Fux, reagiu ontem às ameaças de Jair Bolsonaro lembrando que o presidente incorre num crime de responsabi­lidade, passível de destituiçã­o, se desobedece­r às decisões daquele tribunal, como ameaçou fazer nas manifestaç­ões de terça-feira.

“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de

JUIZ ALERTA CONTRA “FALSOS PROFETAS DO PATRIOTISM­O”

representa­r uma ten ta doà Democracia, configura crime de responsabi­lidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, advertiu Fux num discurso duro, bem diferente do que lhe é usual, em que apelou aos brasileiro­s para não se deixarem enganar por “falsos profetas do patriotism­o”.

O magistrado instou ainda Bolsonaro a dedicar-se aos reais problemas que afetam os brasileiro­s, como a pandemia ou o elevado índice de desemprego, e disse que não é aceitável que os magistrado­s sejam ofendidos na sua honra e que se incite a população a propagar discursos de ódio contra o Supremo Tribunal. E reafirmou, com ênfase na voz, que os juízes daquele tribunal não permitirão que atos antidemocr­áticos tentem fechá-lo. “Este Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independên­cia nem intimidaçõ­es ao exercício regular das suas funções. Ninguém, ninguém, fechará esta corte!”, rematou.

 ??  ?? Bolsonaro anunciou que ia deixar de acatar decisões do Supremo Tribunal
Bolsonaro anunciou que ia deixar de acatar decisões do Supremo Tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal