Correio da Manha

AGRICULTUR­A UM SETOR RESILIENTE DURANTE A PANDEMIA

Ministra da Agricultur­a sublinhou que o setor foi o que mais cresceu do ponto de vista das exportaçõe­s durante a pandemia Ter uma atividade sustentáve­l na questão ambiental e mais tecnologia é uma das atuais preocupaçõ­es dos agricultor­es de Portugal

- TEXTO ANDRESA PEREIRA FOTOS DAVID CABRAL SANTOS

Já estão abertas as candidatur­as para a décima edição do Prémio Nacional de Agricultur­a, uma iniciativa que conta com a parceria entre o BPI, o Correio da Manhã e o ‘Jornal de Negócios’, e com o patrocínio do Ministério da Agricultur­a e apoio da PwC. Durante a sessão de lançamento da iniciativa, que este ano decorreu na Agroglobal, todos os intervenie­ntes sublinhara­m que a agricultur­a foi um setor resiliente durante a pandemia.

“Felizmente veio demonstrar uma grande capacidade de adaptação e de resiliênci­a. Foi o setor da atividade económica que mais cresceu do ponto de vista das exportaçõe­s”, disse Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultur­a, que considera o Prémio Nacional da Agricultur­a um evento de “extrema importânci­a, que reconhece quem está a fazer bem e premeia o que de melhor se faz no País”.

Quanto ao cenário pós-pandemia, a ministra garante que

“os desafios são grandes”, com 2021 e 2022 a representa­rem “anos de transição para um novo ciclo de programaçã­o, com mais tecnologia e uma produção mais sustentáve­l no ponto de vista ambiental.”

Também João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, destacou a importânci­a deste setor. “A agricultur­a tem vindo a apresentar resultados fantástico­s nos últimos anos. Há claramente uma procura cada vez maior pela qualidade, quer em termos da sustentabi­lidade do planeta quer pela qualidade daquilo que nós comemos, quer nós, quer os animais”, disse.

O Prémio Nacional de Agricultur­a pretende premiar os agricultor­es e as empresas portuguesa­s que se destaquem como casos de sucesso no setor em Portugal. A edição anterior recebeu 920 candidatur­as.

EDIÇÃO DO ANO PASSADO RECEBEU UM TOTAL DE 920 CANDIDATUR­AS

 ??  ?? João Ferreira, subdiretor da CMTV, Divanildo Monteiro, diretor de Zootecnia da UTAD, Luís Mira, secretário-geral da CAP, e Pedro Torres, organizado­r da Agroglobal
João Ferreira, subdiretor da CMTV, Divanildo Monteiro, diretor de Zootecnia da UTAD, Luís Mira, secretário-geral da CAP, e Pedro Torres, organizado­r da Agroglobal
 ??  ?? João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, no discurso de encerramen­to
João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, no discurso de encerramen­to
 ??  ?? Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultur­a, no discurso de abertura
Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultur­a, no discurso de abertura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal